sábado, 15 de novembro de 2014

CÂNCER DE PRÓSTATA





Palestra sobre câncer de próstata, proferida pelo médico urologista da rede pública de Valinhos, dr. André Meirelles. A presença do médico oficializou a Campanha Novembro Azul na Câmara, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo o urologista, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele. 
Dr. André destacou que o diagnóstico da doença precisa ser feito da forma correta, já que o câncer não pode ser confundido com o aumento benigno da próstata. Nesse caso, os sintomas são sentidos logo no início, diferente do câncer de próstata, que requer exames de prevenção. Segundo ele, o exame de sangue aliado ao exame de toque retal ainda são a melhor forma de se diagnosticar a doença. 
Os exames precisam ser feitos anualmente por homens acima de 50 anos, de acordo com o médico. Para os negros e aqueles que têm histórico da doença na família, é aconselhável fazer exames periódicos a partir dos 45 anos. Dr. André disse que na rede pública de Valinhos, são 3 médicos urologistas, que fazem em média, entre 350 e 400 consultas por mês.



O vereador Henrique Conti (PV), foi quem propôs a palestra durante a sessão ordinária, destacando: “quanto mais se puder falar sobre o câncer de próstata, neste Novembro Azul, melhor”. Ele também elogiou o trabalho dos médicos urologistas na cidade.






Em meio ao “Novembro Azul”, mês assinalado para prevenção e combate ao câncer de próstata, o dia 14 de novembro é marcado como o Dia Mundial do Diabetes. Com o objetivo de educar e prevenir, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá neste dia mais uma edição do ‘Ação Saúde’ voltado a prevenção e conscientização das pessoas que estiverem passando pela Rodoviária, das 8 às 11h30, para alertá-las sobre os riscos destas duas preocupantes doenças.
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado na data de 14 de novembro por ser aniversário de Frederick Banting — um dos descobridores da insulina. A iniciativa começou em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) como resposta ao aumento dos casos da doença no mundo. Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) abraçou a causa e incluiu oficialmente essa data no seu calendário.

Saiba mais sobre o Diabetes
A doença que mais mata no Brasil está atingindo as pessoas cada vez mais cedo. Há o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) e o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Até bem pouco tempo atrás, o DM2 fazia parte das doenças associadas ao envelhecimento natural da pessoa, hoje o crescimento da doença tem atingido pessoas abaixo de 40 anos.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há 6,2 milhões de portadores de DM2; cerca de 7,6% da população adulta. A Coordenação da Política Nacional de Prevenção ao Diabetes admite que a situação real é ainda mais preocupante, já que pelo menos metade das pessoas não sabe que é portadora da doença. Sem diagnóstico correto e, na maioria das vezes sem apresentar os principais sintomas, essas pessoas só descobrem o Diabetes quando surgem as complicações como as cardiovasculares que normalmente terminam em infarto ou derrame, também pode levar à cegueira e amputações.
Entre os sintomas podem ser destacados: urinar excessivamente, muita sede, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, infecções frequentes. Quanto aos fatores de riscos há hereditariedade, obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo e stress.
Para a prevenção da doença é necessário adotar uma alimentação saudável e equilibrada, reduzir a ingestão de gorduras e sal, praticar exercício físico de forma regular, sono de qualidade e realizar técnicas de relaxamento e respiração.


Edição n.º 961 - página 05


Nenhum comentário:

Postar um comentário