sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Depois da Ventania!





Muitas vezes, nas diversas circunstâncias do cotidiano, ficamos irritados e perdemos o bom humor. Depois que a ‘ventania’ passa, refletimos e percebemos que nossa falta de controle foi por coisas banais e pequenas.
A ‘presença de espírito’ nas situações que vivemos, precisa ser desenvolvida e é resultado da nossa atenção ao ‘tamanho’ do acontecimento.
O professor Luiz Carlos Moreno, pedagogo e coordenador pedagógico nos relata um pequeno fato que ilustra a nossa reflexão:
“Durante muito tempo, um motorista trabalhou para um doutor que vivia viajando pelo país, por numerosas cidades, fazendo sempre a mesma conferência. O motorista a todas ouvia. Até que um dia, o doutor fez a seguinte proposta: “Jarbas, você tem me acompanhado e ouvido por todos esses anos”. Hoje nós vamos trocar de posição. “Eu vou chegar ao local da conferência dirigindo e você vai fazer a apresentação”.
O motorista não se abalou. Até gostou da brincadeira.
Chegada a hora, Jarbas apresentou-se com o nome e a titulação do doutor. Este se sentou a um canto, com o uniforme de motorista. O ‘conferencista’ começou a discorrer sobre o tema.
Tudo ia muito bem, até que alguém na platéia interrompeu: “Desculpe-me doutor, mas não consigo entender essa tese e como o senhor chegou a essa conclusão. Peço que me esclareça!”
No que Jarbas, sem se abalar, disse: “Meu caro jovem, essa tese é tão simples e tão fácil de ser entendida, que para explicá-la vou chamar o meu motorista”...
Que presença de espírito teve o motorista! E que grande lição para o doutor!
Nem sempre temos todas as respostas para os acontecimentos do ‘dia a dia’. Então, precisamos dar um tempo a nós mesmos para encontrar a melhor atitude a tomar.
Quantas vezes nos esquecemos de mudar, de ser criativos nas coisas que falamos, pensamos ou fazemos. É bom, de vez em quando, observar e tentar descobrir de que forma diferente fazer o que é costume ou rotina.
A vida, esse dom precioso, tem muito a nos ensinar se estivermos dispostos e com vontade de nos deixar transformar.
E, Deus quer que sejamos felizes, à medida que formos desenvolvendo e fazendo crescer todos os dons e talentos que possuímos.
E esse esforço de mudança se espalha e irradia como o vento forte, envolvendo a todos que estão ao nosso lado.
A felicidade e realização devem ser contagiantes...

















Edição n.º 962 - página 03 









Nenhum comentário:

Postar um comentário