sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Valinhos mantém vacinação contra Polio, Sarampo, Rubéola, Caxumba e HPV neste sábado




Neste sábado (22) Valinhos dará continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, contra o HPV e para a erradicação do Sarampo. As Unidades Básicas Vila Santana, Reforma Agrária, Bom Retiro, Paraíso e no CEV – Centro de Especialidades de Valinhos (antigo CAUE) estarão abertos para a vacinação das 8 às 17 horas.
Durante os dias da semana, todas as 13 UBSs estarão aplicando essas vacinas, das 9 às 16 horas, até o dia 28 de novembro. O público-alvo são as crianças menores de cinco anos, para as vacinas contra poliomielite e vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Em relação à vacina HPV, que protege contra o papilomavírus humano, o público-alvo são as meninas de 11 anos até 13 anos, 11 meses e 29 dias.
Até esta segunda-feira (17) foram aplicadas 1845 doses de vacina contra a Pólio com cobertura vacinal de 32,27%, 1651 doses de Vacina Tríplice Viral com cobertura vacinal de 32,70% e 1047 doses de vacina HPV com cobertura vacinal de 43,86%.
A Campanha poderá ser prorrogada até atingir a meta nacional, que é de 95% do público-alvo. "Em campanhas nacionais, a vacina é administrada nas crianças com menos de cinco anos de idade, independente do estado vacinal prévio", explica a secretária da Saúde, Rita Longo.
 poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. O vírus entra no organismo através da boca e se multiplica no intestino. Os sintomas da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dores nos membros.
sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do terceiro mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.
Já a caxumba  é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. A caxumba é causada por um vírus, que se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.
Em relação à   rubéola,  destaca-se  que é uma infecção na qual há erupção (lesões) na pele. Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e transmite o vírus para o feto, podendo causar danos graves e permanentes ao bebê. A doença é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.
A vacina tríplice viral, se trata de uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.Todos os três componentes desta vacina são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.










Edição n.º 962 - página 06





Nenhum comentário:

Postar um comentário