sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Arildo Antunes dos Santos, ex-prefeito, torna viva memória de Valinhos em Café Cultural





Aos 80 anos, Arildo Antunes dos Santos é dono de uma memória infalível, capaz de retratar importantes acontecimentos políticos de Valinhos, que ele mesmo ajudou a construir quando entrou na vida pública ainda jovem, em 1969.

O ex-prefeito foi o convidado especial nesta segunda-feira (23) da 16ª edição do Café Cultural, promovido pela Prefeitura, na Biblioteca Municipal ‘Dr. Mário Corrêa Lousada’, coordenado pela Secretaria de Cultural e Turismo, com entrada gratuita ao público.

Com um bom humor que lhe é peculiar, Arildo foi recebido por vários convidados, entre eles o prefeito Clayton Machado, o vice-prefeito Luiz Mayr Neto, Amélio Borin (que foi vice-prefeito do mandato de Arildo), o secretário de Cultura e Turismo, André Reis, além do diretor de Espaços Culturais, Fabrício Bizarri, coordenador do projeto.

Arildo agradeceu pela homenagem e convite para participar do Café Cultural: “Este é um importante projeto, realizado neste espaço que está sendo muito bem utilizado”, disse ao lembrar que a Biblioteca Pública foi criada em 1970, pelo governo do prefeito Luiz Bissoto, quando Arildo foi seu vice. 

Responsável por grandes conquistas para o município, Arildo Antunes dos Santos contou sua história e fatos políticos que contribuíram para o crescimento de Valinhos durante sua atuação.  Ele ocupou o cargo de prefeito de 1973 a 1976, tendo como seu vice-prefeito Amélio Borin.

Foi também vice-prefeito, ao lado do então prefeito Luiz Bissoto, de 1970 a 1972, quando deu início à carreira política. Arildo ainda foi vereador em duas legislaturas até 2004 e presidente da Câmara Municipal.

“Comecei pelo caminho inverso. Geralmente os prefeitos já tinham sido vereadores. Quando fui convidado pelo então prefeito Vicente José Marchiori, em 1969, para sair candidato, não tinha nenhuma experiência política, mas envolvimento com os agricultores, pois eu comercializava produtos plantados por eles. Disse: não quero sair contra o Luiz Bissoto, mas junto com ele. E assim aconteceu. Fiquei vice dele, e vencemos. Instalamos o governo ‘Cidade de Campo’. Sou muito grato ao Luiz que muito me ensinou”, falou.

Entre as várias obras como prefeito, Arildo construiu um novo sistema viário, incluindo o viaduto Governador Laudo Natel. Sobre esta história ele contou uma curiosidade.

“Precisávamos de verbas. Então um profissional da PUC de São Paulo me deu a seguinte ideia dizendo: ‘todo homem tem sua vaidade’ e me orientou a levar o desenho da obra ao governador e pedir a autorização para colocar o nome dele ao viaduto. Durante uma audiência em São Paulo, o governador viu o projeto e imediatamente determinou que fossem destinadas verbas para estudá-lo. O viaduto Governador Laudo Natel foi totalmente custeado pelo Estado”.

Arildo também implantou praças esportivas na cidade em um novo modelo de gestão com a parceria da iniciativa privada e adquiriu, em 1974, a área de 67 alqueires onde está instalada a barragem João Antunes dos Santos, em Vinhedo, cujas águas abastecem 20% do município de Valinhos.

Outros feitos de seu governo incluem a desapropriação do terreno para implantação do Recanto dos Velhinhos, a criação da Biblioteca Municipal ‘Dr. Mário Corrêa Lousada’, criação do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’ e transferência da Festa do Figo para este local.





Projeto iniciado em 2013 valoriza músicas verdadeiramente de raiz


O terceiro ano do projeto ‘Cantando o Sertão’ será aberto neste sábado (28), com a apresentação de músicos que atuam na divulgação da verdadeira música de raiz.
Subirão ao palco do Coreto do Largo São Sebastião, nesta primeira edição de 2015, a partir das 9h, o violeiro Robson Furiozo, que também coordena o projeto, e as duplas Ribeiro & Monte Mor e Donizete Soares & Arildinho.
Pessoas passam pelo Centro de Valinhos e aproveitam a manhã do sábado para ouvir belas canções sertanejas que fizeram sucesso nas vozes de vários intérpretes, além de composições próprias dos artistas locais.
O evento é uma promoção da Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de levar diversidade cultural ao espaço do Coreto, localizado bem no Centro da cidade.
Os músicos interessados em participar do projeto devem se dirigir ao Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627. Os telefones para contato são 3871-3646 e 7815-4558 (com Robson Furiozo).



 Edição n.º 976 - página 04


Nenhum comentário:

Postar um comentário