sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MAS É CARNAVAL! Ops... Muita calma nessa hora!



(...) Mas é Carnaval! Não me diga mais quem é você!   
Amanhã tudo volta ao normal... .
Deixa a festa acabar, Deixa o barco correr...
Deixa o dia raiar, que hoje eu sou... Da maneira que você me quer....
O que você pedir eu lhe dou, Seja você quem for,
Seja o que Deus quiser!
 (Noite dos Mascarados – Chico Buarque de Holanda)


CARNAVAL é uma palavra de origem no latim "carna vale" que significa dizer "adeus à carne". É celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o século XI!
O período de Quaresma, chamado assim pela igreja católica, é caracterizado por jejum, abstinência da carne, em resumo, muitas privações. Essa é a “desculpa” pela qual se justifica que no período do Carnaval, muitas vezes, existe a inversão das normas aceitas pela sociedade, entre eles o sexo sem compromisso, sem nome e sem responsabilidade, como nos versos da música de Chico Buarque de Holanda.
Aqui temos um problema sério! O uso (ou não)  de preservativos, chamados de “camisinha”. É impressionante como as pessoas ainda apresentam resistência em falar ou mesmo usar camisinha.



Temos obrigação de informar nossos filhos a esse respeito, assim como mostrar como usar. Eu não estou incentivando o sexo antes da hora, mas não temos como prever quando será a hora certa deles. Então que seja de uma forma segura, pois entre todos os riscos por não usar camisinha, a gravidez precoce é o melhor que pode acontecer!
E aos que dizem não ter dinheiro para comprá-las, saibam que em todas as cidades, os postos de saúde distribuem gratuitamente à população, necessitando apenas que o cidadão se cadastre e receba as orientações de uso, oferecidas pelo serviço social.
Este tabu precisa ser transformado em um hábito saudável, pois é isso o que é!









Já é tradição em Valinhos que o Grito de Carnaval seja dado na matinê mais animada da cidade: a da Terceira Idade. O evento será realizado nesta sexta-feira (13), que antecede o Carnaval, das 13h30 às 16h, no Valinhos Clube, localizado na Rua Antônio Carlos, 474, Centro.
“Este ano o tema escolhido foi ‘Reviver e ser feliz outra vez’, que remete às boas lembranças e aos carnavais que aconteceram nos últimos anos, então poderemos reviver bons momentos”, conta a diretora divisão e coordenadora do Programa de Atendimento ao Idoso, Mariza Mathias.
Na matinê, os participantes dançarão as marchinhas, ao som de uma banda.








Edição n.º 974 - página 05











Nenhum comentário:

Postar um comentário