sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Recriança é aprimorado e multiplica vagas para crianças e adolescentes



A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, otimizou o atendimento e mais que dobrou o número de vagas oferecidas pelo programa conhecido, até o ano passado, como Recriança.
Até dezembro de 2014, o município contava com sete unidades do Recriança, que atendiam 142 crianças entre 6 e 12 anos. Neste ano, serão 340 crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, separadas por núcleos que atenderão de 6 a 11 anos e de 12 a 16, beneficiados com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O novo programa, agora reordenado, está presente em duas unidades municipais, no Jardim Bom Retiro e São Bento do Recreio e é desenvolvido em parceria com as entidades: Casa da Criança e do Adolescente, Centro de Orientação Humana, Cristã, Santa Rita de Cássia, Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos e Instituto Vida Renovada.
Em dezembro de 2014, todas as famílias até então atendidas pelo Programa Recriança foram convidadas a conhecer a proposta de reordenamento e a metodologia proposta para 2015. O período de rematrícula ocorreu entre 12 e 22 de janeiro.
Em entrevista, a coordenadora pedagógica dos núcleos Bom Retiro e São Bento, Débora da Silva Oliveira, enfatiza que este fortalecimento de vínculos é extremamente importante para as crianças e para os pais. “A mãe deixa o filho aqui e sabe que pode ir trabalhar tranquila, pois ele está sendo bem cuidado e alimentado. Além da implantação do almoço, atender os adolescentes também está sendo ótimo, pois tira esse jovem das ruas. Para a faixa etária acima dos 12 anos começam a ser desenvolvidos trabalhos voltados à capacitação profissional, mesmo que estes não sejam inseridos agora no mercado de trabalho, é importante para o amadurecimento deles”.

Atividades são desenvolvidas no contraturno escolar

Implantado no município há 10 anos, o Recriança, agora reordenado, tem por objetivo promover a complementação da formação das crianças por meio de brincadeiras, jogos, leitura e outras atividades que promovam valores humanos.
As atividades são diárias, com quatro horas de duração, no contraturno escolar. É um trabalho preventivo, pois evita que crianças e adolescentes fiquem sozinhas em casa enquanto os pais trabalham.
São fornecidas duas refeições por período: matutino - café da manhã e almoço e vespertino com almoço e lanche da tarde.
Há ainda uma atuação da equipe multidisciplinar de atendimento com assistente social, pedagoga, um monitor para cada 20 crianças ou adolescentes, agente administrativo, merendeira e serviços gerais.
Os serviços serão direcionados por proposta sócio-pedagógica sob coordenação de uma pedagoga da Secretaria e monitorados por profissionais responsáveis pela área de Vigilância Socioassistencial.



















Edição n.º 976 - página 06 

Nenhum comentário:

Postar um comentário