sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Aulas de Felicidade


“Com objetivo de combater o aumento nos índices de depressão, ferimentos auto-infligidos e comportamentos anti-sociais entre os jovens, as crianças britânicas que estudam na rede pública terão aulas de felicidade.
Os alunos aprenderão exercícios respiratórios para manter a calma quando seus pais brigarem e evitar que culpem a si mesmos pelas situações que estão fora de seu controle, como o fato de que seus pais podem estar se divorciando.
A idéia e as técnicas, importadas dos Estados Unidos, serão aplicadas inicialmente em duas cidades e em uma região rural, e o resultado será analisado pelo Departamento de Educação do País. Se for “positivo, as aulas de felicidade poderão fazer parte do currículo.” 



A leitura de uma informação dessa natureza, desperta vários sentimentos no nosso coração. Sentimentos de alegria, de “Ufa! Até que enfim!”, de aprovação, de aplauso... E, ao mesmo tempo é uma oportunidade de reflexão!
O que está acontecendo com a família, com a sociedade? O que é felicidade? A família hoje é feliz?  Somos felizes? E a criança é feliz?...Qual poderia ser o conteúdo dessas aulas?
Podemos encontrar algumas respostas num trecho de um poema de Fernando Pessoa:
“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.



Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia “vou construir um castelo”.”
Quando todos os membros da família acreditam nestes valores e os colocam em prática, certamente a felicidade está chegando ao seu meio.
Não podemos nos iludir com os conceitos que o mundo materialista e individualista nos oferece sobre a felicidade.
Ser feliz é um desafio diário e constante que exige de nós coragem e clareza de objetivos. A felicidade é embasada pelo que aceitamos como verdade e no que vivenciamos...
A nossa tarefa como ser humano é ser feliz!















Edição n.º 973 - página 03








Nenhum comentário:

Postar um comentário