sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Meu Retrato


       
Um homem era uma celebridade na cidade onde vivia. Certo dia ele decidiu contratar um artista local para pintar seu retrato. O artista fez um esboço preliminar e o submeteu à aprovação do interessado. A semelhança era perfeita, mas o homem ficou ofendido.
“Não era isso que eu queria de modo algum!”, disse: “Você fez meu rosto parecer redondo demais. Vai ter de redesenhá-lo”.
O pintor fez outro esboço, mas o homem ainda não estava satisfeito.
“Meus ombros não parecem largos o suficiente”, disse. “Faça de novo, mas dessa vez dê um jeito nos ombros”.
O artista fez outro esboço com o rosto mais fino e os ombros mais largos.
O homem balançou a cabeça com impaciência. “Ainda não ficou bom, disse. “Acho que a forma do queixo está errada, e os olhos pequenos demais. “Esse nariz também não me agrada”.
O pintor fez um esboço atrás do outro, até que finalmente o homem ficou satisfeito.
“Bom”, disse. “Enfim estou começando a gostar de mim”.
Quando levou o retrato para casa, convidou todos os seus amigos e parentes para vê-lo. Todos caíram na gargalhada.
“Que péssimo artista... Este retrato não se parece nada com você. Como ele pode retratá-lo assim? Não conseguiu captar nenhuma das suas qualidades, a bondade do seu rosto, o brilho nos olhos. Você é bem melhor que isso.”
Quando todos já tinham ido, o homem olhou para o retrato, envergonhado e embaraçado. Embrulhou então em papel e o levou para o artista.
“Mudei de idéia. Quero que refaça o retrato, mas dessa vez utilize o esboço original que você me mostrou. Cheguei à conclusão de que é o que mais gosto.”




        É verdade! Às vezes o “eu” ideal é muito diferente do “eu” real. No dia a dia, preciso aprender a me ver e aceitar como sou.
Posso ser mais feliz, quando minha auto- imagem se identifica com o que realmente sou interiormente. Não é necessário tentar ser o que não posso, nem preciso ser. 
O que me faz ser eu mesmo e não o outro? O que me caracteriza como pessoa singular e única? Reconheço, valorizo e demonstro todos os dons e qualidades que possuo?
Essa busca da integridade é para a vida inteira!
A cada dia me deparo com situações e circunstâncias que desafiam minha ação e maneira de ser. A cada dia sou desafiado na minha ética e na minha autenticidade...
Que meus olhos sejam de verdade, o espelho da minha alma. Que meus gestos, palavras e ações expressem o que acredito. Que o meu amor ao próximo seja a demonstração do quanto amo a mim mesmo.
E, em união com as pessoas com quem convivo na família, no lazer, no trabalho, enfim na comunidade, eu seja capaz de amar a Deus acima de todas as coisas...














Edição n.º 974 - página 03




Nenhum comentário:

Postar um comentário