sexta-feira, 7 de junho de 2013

COACHING – PROCESSO QUE CONDUZ À SERIEDADE E À ÉTICA



“Se você estiver disposto a fazer mais do que o que está sendo pago para fazer, acabará sendo pago para fazer mais do que você faz.” – anônimo


         O coaching no Brasil é recente. Começou a ser conhecido e trabalhado na virada do século. Mais precisamente, a partir de 1999, com a criação da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).

         E o que é coaching? Segundo a SBC, é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas aplicadas por um profissional (o coach), em parceria com o cliente (coachee).
O coaching não é terapia, aconselhamento, psicologia, consultoria ou mentoring. É uma abordagem pragmática, focada na realização de um ou mais objetivos específicos.
O processo é científico, testado e validado. Consiste na utilização de técnicas que incorporam, por exemplo, conceitos da Psicologia Positiva e Cognitiva, de ciências do comportamento, filosofia e liderança.
Exige comprometimento de ambas as partes, para que os resultados sejam significativos e efetivos.  A parceria começa com a disposição do coachee para a mudança e seu envolvimento, que é necessário para que a ação aconteça. O coach contribui com seu conhecimento e suporte assertivo, sem julgamentos.
O conceito deste processo está intimamente associado à alta performance, que envolve desempenho e produtividade, conduzindo à satisfação pessoal, profissional e financeira.
Os benefícios do autoconhecimento e percepção dos outros, quando conduzidos de forma consistente, levam ao desenvolvimento e/ou potencialização de habilidades e adaptação a mudanças.
Existem vários tipos de coaching – executivo, de vida, de carreira, de relacionamento. É bom lembrar que é imprescindível que o coach seja um profissional formado e autorizado a exercer a profissão. Apenas desta forma garante-se que a seriedade e a ética sejam os fios condutores do processo.

Excelentes resultados a curto, médio e longo prazo consolidam cada dia mais, esta nova e promissora profissão.     












Nenhum comentário:

Postar um comentário