sexta-feira, 14 de junho de 2013

Solidariedade e altruísmo


Dê o presente da vida: doe sangue! Cada doação de sangue é um presente de vida.”


Hoje se comemora o Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue.
A campanha deste ano objetiva  ao mesmo tempo agradecer aos doadores por seu presente que salva vidas e promover as doações voluntárias, porque mesmo com todos os avanços da medicina, ainda não foi descoberto um substituto para o sangue humano.
São muitos os casos em que é preciso recorrer ao Banco de Sangue porque os pacientes precisam de transfusão: transplantes; grandes cirurgias, com riscos de sangramento; vítimas de acidentes de trânsito; bebês prematuros. Portadores de doenças graves, cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil, essa taxa é de apenas 2%, o que significa que os Bancos de Sangue de todo o país estão sempre com déficit de abastecimento.
Uma das causas do problema é a falta de informação que cerca a doação de sangue de mitos, entre os quais o de que o sangue “engrossa” ou “afina” após a doação.  Nada disso acontece, e o volume de sangue doado é reposto em pouco tempo. As pessoas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas, porque o sangue do doador é fracionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diferente!

Relembrando
 
Antonio Montero Filho e a esposa Elza
Em Valinhos, o jovem Antonio Montero Filho, funcionário da antiga Compania Gessy Lever, foi quem em 5 de dezembro de 1958, aproveitando um espaço do Grêmio Minerva, instalou um ponto de reuniões visando a despertar nos funcionários seus colegas e em familiares a disposição para doarem sangue. Isso aconteceu em Valinhos 55 anos e o Montero foi o primeiro doador voluntário. Ele achava engraçado seus colegas da Gessy o apelidarem carinhosamente de “morcego salvador de vidas”.
Em 1997, o nosso dedicado Antonio Montero Filho foi reconhecido por suas ações de bem servir e a Câmara Municipal fez justiça, entregando-lhe o título de Cidadão Honorário de Valinhos.
Atualmente, embora Valinhos tenha um hospital particular, uma Santa Casa particular, uma dezena de clínicas particulares, o Centro Municipal de Atendimento de Urgências e Especialidades Médicas (CAUE), 13 unidades básicas de saúde municipais, não conta com um Banco de Sangue!
Felizmente, uma vez por mês uma equipe de coletadores do Hemocentro da UNICAMP vem recolher sangue de doadores no espaço cedido pelo Rotary Club de Valinhos. A próxima coleta de sangue será dia 18 de junho, das 9h às 12h.

Texto
Tom Santos
Com esse ato de solidariedade e altruísmo, os doadores poderão colaborar com a obra de Deus: dão o presente de gotas de vida a pacientes/irmãos de sangue.








Nenhum comentário:

Postar um comentário