sexta-feira, 21 de junho de 2013

VALORIZAÇÃO DA VIDA – PRESENTE E FUTURO POSSÍVEIS


“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
– Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro

            Iniciativas e práticas de valorização da vida são cada dia mais necessárias, para que possamos ir além da mera sobrevivência.

         Os primeiros núcleos de formação e referência – família e escola – sofreram enormes baques nas últimas décadas. Desestruturação e perda de valores chegaram a um ponto crítico. A grata notícia é que ainda existem muitos cidadãos que dedicam, voluntariamente, algumas horas de sua semana, em prol de dias melhores.
         Um belo exemplo é o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O programa de âmbito nacional tem o objetivo de prevenir o uso de drogas nas escolas, entre as crianças do ensino fundamental. A ideia surgiu em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E.
         Os bons resultados de sua implantação justificaram a expansão para outros países. Em São Paulo desde 1993, contou até hoje com a participação de aproximadamente 6 milhões de crianças, segundo o site do PROERD/SP.
         Policiais militares voluntários são selecionados e treinados, em um curso de 80 horas/aula, compondo o corpo de instrutores. De caráter voluntário e gratuito, está ao alcance de escolas públicas e particulares. Para participar é preciso procurar o quartel da PM em seu bairro, ou através do e-mail proerd@polmil.sp.gov.br
         De acordo com o site do programa, “o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, resistir à pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas e resolução de conflitos.” Os dez encontros têm duração de uma hora, são semanais e acontecem na escola participante, utilizando uma cartilha própria.
         O envolvimento das crianças, na faixa etária de 4 a 12 anos, acontece naturalmente. Se sentem valorizadas e capacitadas, entusiasmadas com os novos conhecimentos adquiridos. A família é convidada a interagir durante o programa e a prestigiar a formatura no final do curso.
         No município de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, formou-se a 36ª turma, no último dia 14, na sede da 1ª Igreja Batista de São Vicente. Várias escolas participaram e os alunos da EMEF Prefeito Antônio Fernando dos Reis se destacaram, devido ao grande entusiasmo.

         A participação de alunos, familiares, instrutores, várias autoridades e do prefeito Luis Claudio Bili, reforça o empenho de todos, na construção de uma sociedade mais justa, responsável, saudável e feliz.













Nenhum comentário:

Postar um comentário