sexta-feira, 21 de junho de 2013

QUANDO OS VENTOS SOPRAM...


Há alguns anos eu estava trabalhando como médico da delegação brasileira em uma competição internacional, quando uma iatista interrompeu o meu café da manhã falando: Doutor, o senhor viu o vento hoje?
Percebi seu rosto tenso e angustiado e respondi: Não, não vi.
Ela, então, quase num desabafo, falou: Está péssimo!

Percebi onde ela estava querendo chegar e rapidamente falei: Está péssimo só na sua rota?
Ela, sorrindo, respondeu: Não! Está péssimo para todo mundo!
Então completei: Para uma iatista não existe vento péssimo, porque ele é igual para todos os atletas. Quem decide a qualidade do vento é quem está competindo. Alguém ganhará a prova hoje, e, por favor, dê um jeito de ser você, porque estamos todos na torcida.
A impressão que tive foi de que ela saiu sorrindo um pouco mais tranquila.
O grande escritor Roberto Shinyashiki nos relata esse diálogo, num de seus livros, e nos quer dizer da importância de sempre avançar...
As brisas, os ventos, as tempestades sopram na vida de todos e cabe a cada um de nós contorná-los, vencê-los, superá-los...
Eles podem acontecer na forma da ansiedade, da angústia, da decepção, da frustração, da dor, do desânimo, do temor, da desesperança, da intolerância, do cansaço... Mas, temos a certeza que passam! Tudo depende de como os enfrentamos. E, se nos sentimos sozinhos, podemos recorrer aos que vivem perto de nós e em quem confiamos.
Cada mudança na vida exige uma nova atitude, uma nova postura, que precisam ser fortalecidas pela confiança.
Ficamos preocupados demais!
Até nos momentos especiais, como por exemplo, no primeiro dia de aula dos filhos. Há pais que preferem ficar tensos, em vez de comemorar esse momento tão bonito na vida da família.
Na vida, às vezes, as coisas acontecem devagar!
Se nós não conseguimos fazer alguma coisa grandiosa hoje, que façamos algo pequeno mesmo. Pois, ‘pequenos riachos acabam se convertendo em grandes rios’.


Temos a certeza que podemos contar sempre com a benção e a graça de Deus nosso Pai.










Nenhum comentário:

Postar um comentário