sexta-feira, 7 de junho de 2013

O primeiro laboratório de robótica e neuromodulação do país



           Numa parceria entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria da Saúde e o Hospital das Clínicas, instituição de assistência, ensino e pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na última terça-feira foi inaugurado o Laboratório de Robótica e Neuromodulação aplicados à Reabilitação na unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro.
            Os equipamentos de ponta utilizados juntam, em um único ambiente, o maior e mais moderno parque tecnológico de robótica e neuromodulação do mundo, e oferecem  tratamento considerado pioneiro no país. Uma equipe multidisciplinar formada por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados orienta a terapia dos pacientes.
            São 13 máquinas capazes de simular, por exemplo, uma escada, com movimentos de subida e descida, e outras que podem  ajudar o paciente a recuperar os movimentos das mãos e dos braços. Há o “InMotion” único robô disponível na América Latina − que estimula a movimentação dos membros superiores (ombro, cotovelo e punho) e é indicado especialmente para pacientes que sofreram acidente vascular encefálico, ou têm esclerose múltipla, ou paralisia cerebral. Há também uma bicicleta ergométrica que auxilia o paciente com lesão medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores.
            A “Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva” quantifica as mudanças cerebrais geradas pelos diferentes tipos de tratamentos para a depressão, a dor crônica ou as sequelas do derrame.

           A “gameterapia” coloca o paciente “dentro do jogo” e o estimula a se movimentar. O “Armeo Spring” é utilizado para melhorar a função do braço, combinando exercícios terapêuticos por meio da simulação de tarefas específicas e jogos.
            Na cerimônia de inauguração estiveram presentes o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella, o secretário de Estado da Saúde Dr. Giovanni Guido Cerri, a Dra. Margarida Miyazaki, diretora da unidade, e o ex-governador José Serra (que lançou a Rede Lucy, em maio de 2008, durante sua última gestão), além do secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Marcos Pellegrini e da deputada estadual Célia Leão, que descerrou a placa ianugural da unidade.

            A Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem unidades em regiões estratégicas do Estado de São Paulo, como Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Jaú, Marília, Pariquera-Açu, Presidente Prudente. Seu objetivo é capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos, por meio da saúde e reabilitação, e oferece, gratuitamente, as mais modernas e sofisticadas formas de tratamentos ao processo de reabilitação de pacientes com lesão medular, amputação, má-formação, paralisia cerebral; com lesões encefálicas do adulto, e com dor incapacitante. Para tanto, conta com protocolos e técnicas próprias, bem como com tecnologias e equipamentos inéditos no Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário