sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vacinação contra Pólio 

            A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite aberta no último dia 8, sábado, prossegue até o próximo dia 21, sexta-feira, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar no mínimo 95% das 5.872 crianças do município maiores de seis meses e menores de cinco anos.

         Independente de já terem sido vacinadas anteriormente, todas essas crianças devem receber uma dose da vacina oral contra poliomielite. É importante levar a carteira de vacinação da criança, pois também serão atualizadas doses de vacinas que porventura estejam em atraso.
            Segundo a secretaria da Saúde, até esta quarta-feira, dia 12, às 11 horas, 70,08% do público alvo havia recebido a vacina, com 4.115 doses da gotinha aplicadas. O prefeito Clayton Machado acompanhou a abertura da campanha no sábado, considerado “Dia D”, na UBS da Vila Santana. No sábado, a vacinação foi promovida em 23 postos fixos e volantes espalhados pela cidade,tendo sido aplicadas 2.939 doses, o que representa uma cobertura de 50,05%.
            A vacina da poliomielite é trivalente e contém na solução vírus atenuados dos tipos 1, 2 e 3. Ela só é contraindicada para crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, que fazem tratamento com corticóide em doses elevadas e que tiveram reação anafilática em doses anteriores.
              Este é o segundo ano que a campanha está sendo realizada em uma única etapa. A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% do público alvo, que representa 407.568 de crianças do total de 429.018 em todo País.







Nenhum comentário:

Postar um comentário