sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A encantadora Dubrovnik



Dubrovnik oferece alguma coisa boa para cada um e, por isso, é um lugar perfeito para passear. Para parafrasear Bernard Shaw: Aqueles que procuram o paraíso na terra deveriam vir a Dubrovnik".” (Guia de Viagem – Croácia)



Apenas caminhando pela Stradun, a  rua principal de Dubrovnik, ou contornando as muralhas da Cidade Velha, as pessoas se sentem imersas na sua beleza e maravilhadas  pela arquitetura que “fala” da rica história dessa cidade, localizada à beira das águas calmas e azuis do Adriático.
Uma das mais belas cidades fortificadas do mundo (1), Dubrovnik é outro local croata considerado patrimônio universal pela UNESCO.
No século XVI, sua época de maior prestígio comercial, a cidade tinha a maior frota naval mercante do mundo, e mantinha “consulados” em mais de 50 portos estrangeiros.
Atualmente, os milhares de turistas vêm em busca de lazer, atraídos pelo charme e pela beleza da zona exclusiva para pedestres da Cidade Velha, cheia de palácios aristocráticos, como o Palácio Sponza e o Palácio do Reitor; de igrejas barrocas, como a Catedral (2) (que tem relíquias em ouro e prata datadas do século XI ao XIX, feitas por artesãos de Dubrovnik), o Mosteiro Dominicano (que tem um quadro de Ticiano), o Monastério Franciscano (com sua famosa farmácia, em funcionamento desde 1317) e a Igreja de S. Blásio; de portas antiquíssimas de entrada e saída dos muros fortificados, como o Portão Pile (3) e o Portão Ploce.
Outro interessante destino turístico da cidade é a Sinagoga, a segunda mais velha da Europa.
Em Dubrovnik, pode-se apreciar o contraste entre as construções medievais – que abrigam restaurantes, cafés, hotéis muito estilosos e lojas de grife – e um moderno teleférico que leva os turistas ao topo de um morro de onde se tem uma vista panorâmica.          
As praias pedregosas, a possibilidade de praticar esporte de aventura, e o porto (4) cheio de iates, veleiros e imensos ferryboats que cruzam o Adriático em direção a portos italianos (Veneza, Rimini, Bari, Ancona) são outros diferentes atrativos da cidade.


Pode não ser o paraíso na terra, mas Dubrovnik é certamente uma cidade encantadora e fervilhante, cheia de atrações por todos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário