sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Raiva Animal


Campanha de Vacinação

A Prefeitura de Valinhos dará continuidade à Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos durante três finais de semana, nos próximos dias 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29. Além da área rural, onde a campanha é realizada chácara por chácara desde o dia 5 de julho, com previsão de término nesta semana, a vacinação será oferecida em 53 postos fixos distribuídos em toda a área urbana da cidade (confira locais abaixo).
A Secretaria da Saúde conta com a colaboração dos proprietários para conseguir vacinar aproximadamente 25.000 animais. Todos os cães e gatos com idade superior a três meses de idade, inclusive as fêmeas que estejam prenhes, amamentando ou no cio, deverão ser levados para vacinar. É importante levar a carteira de vacinação do animal.
Os gatos, por permanecerem com o instinto de caça bem aguçado, apresentam maior risco de serem infectados pela raiva, caso tenham contato com algum outro animal contaminado, como morcegos. Por isso, se faz necessário um esforço maior dos proprietários de gatos para que todos os animais sejam vacinados.
A orientação da Secretaria da Saúde é que os animais sejam levados aos postos de vacinação por adultos em caixa de transportes ou guia. Em caso de dúvidas, os proprietários podem ligar para 3829-2197 / 3829-1252 / 3829.5675 ou 156.

Doença mortal – A raiva é uma doença viral grave que pode acometer todos os mamíferos, incluindo seres humanos, sendo, portanto uma zoonose (doença transmitida entre homens e animais). Possui alta letalidade, sendo mortal tanto para o homem quanto para os animais. A transmissão ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões.
A doença ocasiona uma inflamação aguda do Sistema Nervoso Central (cérebro) e uma vez iniciado os sintomas não há mais cura. Há apenas descrições de recuperação de três pessoas
no mundo (uma no Brasil, em 2009) após severo e complexo tratamento. Entretanto os pacientes permaneceram com graves sequelas, sendo que um deles veio posteriormente a óbito.

Nos anos de 2004 a 2012 o município de Valinhos registrou casos positivos de raiva em morcegos, o que indica que há circulação do vírus na cidade. Por isso, é de extrema importância que os proprietários de cães e gatos levem os animais para vacinar contra a raiva, uma vez que esta é a maneira mais eficaz de se prevenir esta grave enfermidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário