sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Suplementação Alimentar


Que tipo de alimentação o nosso organismo precisa? Com certeza os nutricionistas responderão: uma dieta balanceada. Esta resposta pode ser dada tanto para as pessoas que querem perder peso, quanto para as que desejam ganhar massa muscular ou mesmo para os que preferem apenas ter mais saúde.
Agora, quando praticamos uma atividade física, devemos prestar mais atenção no que estamos ingerindo, o que estamos gastando de energia e o que realmente nosso corpo precisa. Uma dieta equilibrada pode suprir as necessidades das pessoas que praticam esportes e frequentam academia. Já um atleta de ponta ou mesmo uma pessoa que não consegue se alimentar da forma adequada poderá recorrer a algum tipo de suplemento, desde que orientada por um médico ou nutricionista.
A importância de tomar ou não suplementos, não pode ser generalizada. As necessidades calóricas de cada pessoa dependem basicamente do seu metabolismo, da forma que o corpo utiliza a energia que lhe é fornecida pelo alimento, da idade, do sexo, do peso, do biotipo e da genética.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância sanitária, a ANVISA, são considerados suplementos alimentares, alimentos consumidos oralmente “que servem para complementar com vitaminas e minerais a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos em que sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação”, além de não “serem considerados como dieta exclusiva”.
Por isso, é essencial consultar um profissional na área de saúde e não seguir orientações de amigos e profissionais não habilitados. Pois cada tipo de produto é indicado para um objetivo diferente, assim, os resultados desejados só serão alcançados se utilizados de forma correta.
O uso de suplementos se justifica pelo grande desgaste metabólico a que são submetidos os atletas, como treinamentos em vários períodos do dia, por longas horas. Nesse caso, a reposição nutricional por meio de uma alimentação natural e balanceada o impediria de treinar com qualidade pelo desconforto gastrointestinal promovido pela quantidade de comida necessária para suprir suas necessidades.
Os riscos do consumo indiscriminado desses produtos pode levar a um aumento do aporte energético, sendo todo o excesso depositado em forma de gordura. Dessa forma, altera-se sua funcionalidade original, colocando em risco a saúde cardiovascular, além de sobrecarregar órgãos nobres como fígado e rim, já que esses terão que metabolizar e filtrar tudo aquilo que for ingerido e não aproveitado adequadamente pelo organismo. Sem falar no desperdício de dinheiro, já que todos esses produtos são absurdamente caros.
Alguns autores classificam os suplementos nutricionais como um dos recursos ergogênicos, usados por atletas ou esportistas com o intuito de melhorar o rendimento esportivo, podendo ser agrupados em quatro categorias:
1. Suplementos que podem influenciar o metabolismo energético (Ex.: creatina, carnitina, bicarbonato e cafeína);
2. Suplementos que aumentam a massa muscular (Ex.: proteínas e aminoácidos essenciais, cromo e B-hidroxi-B-metilbutirato);
3.  Suplementos que melhoram a saúde em geral (Ex.: aminoácido, glutamina e minerais antioxidantes);
4. Outros compostos (Ex.: ginseng, pólen de abelha, alguns minerais e vitaminas ainda não avaliados adequadamente).
Ressaltando, para uma melhor qualidade de vida, é necessário adequar a ingestão alimentar de acordo com suas necessidades e prioridades.

 Monica de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário