sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Gesto de humanidade



Alguns gestos, quando praticados com plena humanidade, dizem mais que muitos discursos ‘piedosos’ e repercutem alto no coração de todos nós, emocionando-nos e sensibilizando-nos para o verdadeiro sentido da vida.


Mais uma vez o papa Francisco surpreende ao telefonar para uma mulher grávida que lhe escreveu uma carta dizendo que passava por dificuldades. A italiana Anna Romano engravidou de um amante, que se recusou a ajudá-la a criar a criança, querendo que ela abortasse. Anna escreveu então a Francisco, que lhe respondeu com a inusitada iniciativa de um telefonema. No começo, ela pensou tratar-se de um trote, mas depois quando ele confirmou que havia recebido sua carta, ela se convenceu da veracidade da ligação, e se comoveu mais ainda quando o papa lhe disse que ela deveria manter sua gravidez, e que ele se colocava à disposição para batizar a criança quando esta nascesse.

Foi realmente um gesto memorável do papa, que fez Anna Romano recobrar a esperança e a descobrir o valor humano da vida. A criança deverá se chamar Francisco.

Este gesto simples do papa reforça sua capacidade de comunicação e a empatia com os fiéis, não apenas católicos, mas cristãos de outras religiões. É o papa do diálogo, da paz, da entrega, da ternura, do povo. O papa que quer estar próximo das pessoas, que quer oferecer seu afeto e sua disponibilidade, enfim, afirmar uma nova forma de liderar, menos formal e mais aberta.

Com esta ação o papa Francisco reafirmou ainda mais todo o magistério da Igreja em relação à defesa da vida, desde a concepção. Sem grandes homilias, nem textos sofisticados. Apenas estendeu sua mão, seu sorriso, seu afeto, e numa singela ligação telefônica, ensinou muito mais do que sermões e discursos. O mais importante é que salvou também a vida da criança, convencendo a mãe, de modo definitivo, a compreender o valor da vida, a dignidade da pessoa humana, e o mérito da sua maternidade, evitando assim que uma vida inocente e indefesa pagasse por erro de terceiros.

Que este gesto do papa Francisco nos ajude a olhar a vida com mais esperança, pois é assim que afirmamos a cultura da vida. 













2 comentários:

  1. Linda, oportuna e necessária essa publicação...
    Receba meus cumprimentos, minha admiração e meu respeito, Dr. Vilela.

    ResponderExcluir
  2. "Estimada Rosa Maria, observo que você se tornou uma leitora assídua do nosso jornal e, sobretudo, da minha coluna. Agradeço os seus comentários e recebo os cumprimentos enviados, também com muito respeito, posto que representam um estímulo para que eu continue escrevendo e possa contribuir com a cidadania, fazendo a minha parte. Forte abraço. Vilela".

    ResponderExcluir