sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Uma aventura na região de Bordeaux



Bordeaux - cidade patrimônio mundial - é uma joia da arquitetura do século XVIII.” (Escritório de Turismo de Bordeaux)


Situada no sudoeste da França, Bordeaux é uma das mais belas cidades da Europa.
Ela foi edificada pelos romanos, na Antiguidade, no limite ocidental do Império Romano, à beira do Oceano Atlântico.  Durante a Idade Média, foi tomada por ingleses e franceses e guarda a memória dos hábitos e costumes deles. Seu vasto estuário a predispos ao roubo: piratas vindos da África e das Américas ancoraram na cidade e a pilharam muitas vezes.
A cidade divide nome e reputação com o excepcional vinho ali produzido, o qual tem grande importância para a economia regional, em particular, e francesa, de modo geral.
Inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO, Bordeaux é uma joia admirada tanto por seus habitantes como por turistas e visitantes. A qualquer hora do dia ou da noite, ela é luminosa! Seja pela reflexão dos raios solares na bela arquitetura dos seus prédios às margens do rio Garonne, seja pela iluminação noturna dos seus monumentos históricos e das ruas animadas do centro antigo.
Pode-se percorrer as ruas da cidade a pé, de bonde, de cabriolé, em trem turístico ou, pode-se ainda, fazer um passeio de barco pelo rio: as vistas são sempre lindas e surpreendentes!
Há a Catedral de Santo André, ao lado da qual está a imponente Torre Pey-Berland (1); há museus (de Arte Contemporânea, de História, de Pinturas, de Desenho, etc.); há o belo Grande Teatro de Bordeaux, verdadeira obra prima da arte arquitetural do séc. XVIII; há muitos parques e jardins; e há inúmeros restaurantes, bares e cafés onde degustar o delicioso vinho da região.
É dessa cidade que partimos, toda a família (irmãos, respectivos consortes e filhos), para a aventura de pedalar através da beleza paisagística de vilarejos e vinhedos (2), seguindo a famosa Rota dos Castelos, até  Trémolat.
Com paradas para pernoite em Pauillac (num monastério do séc. XVII transformado em hotel); em St-Émilion (num edifício de pedra do séc. XIV); e em Trémolat (num monastério do séc.XVI), o passeio mostrou a capacidade insuspeitada que temos de enfrentar novos desafios!
Foi um deslumbramento “bicicletar” pelo interior da região francesa da Dordogne! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário