sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Descobrindo a Dalmácia croata



A Croácia – separada da República Federal da Iugoslávia em 1990 – fica no ponto de encontro entre o Mediterrâneo e a Europa Central. Seu território tem grande variedade de paisagens de beleza extraordinária.” (Guia de Viagem - Croácia)


         A Dalmácia fica na bonita costa adriática, de mar constantemente azul, e é a região mais visitada da Croácia, atualmente.
         Além das mais de mil e cem ilhas do litoral e dos lindos parques nacionais, há lagos, rios, praias e montanhas de quase 2.000m de altura (as quais ocupam 40% do território croata). 
         Em geral, os turistas contratam excursões feitas em pequenos veleiros (com 4 ou 8 cabines), chamados “gulets”, que percorrem o litoral entre as cidades de Split e Dubrovnik, durante uma semana, circundando algumas ilhas e atracando em ancoradouros de cidadezinhas costeiras cheias de atrações tanto no que diz respeito à história sociocultural do lugar, como à arquitetura de monumentos, igrejas, fortificações, edifícios públicos e casario local.

         Em Split, o enorme Palácio de Dioclesiano, construído por esse imperador romano nos últimos anos do século III, se conserva quase intacto e em surpreendentes boas condições, considerando seus 1.700 anos. Entre colunas de mármore (trazido da ilha croata de Brac) e outras de granito egípcio (1), e protegido no interior das muralhas fortificadas e com muitas torres de sentinelas entre os Portões de Ouro, de Prata e de Ferro, o palácio está localizado numa área de circulação exclusiva para pedestres.
         Considerado pela UNESCO um “Monumento da Herança Mundial”, esse local entre muros abriga, hoje, a Catedral de S. Dônio (antigo mausoléu de Diocleciano), um batistério da Idade Média (antes, um templo dedicado a Júpiter), restaurantes, cafés, hotéis e lojas. Passeando por suas ruas estreitas, respira-se história e, ao mesmo tempo, se experimenta a agitação dos tempos modernos!
         De Split, pode-se ir a Trogir, pequena e interessante cidade-museu situada numa das muitas ilhas próximas.
         Ou pode-se pegar um barco para entrar pelo rio Krka no Parque Nacional, cheio de cascatas, quedas d'água, lagos e caminhos tortuosos para serem explorados. E, no Parque, pode-se fazer uma pausa para saborear um menu típico num dos charmosos restaurantes próximos a moinhos de água.
         Ou pode-se explorar as ruínas romanas de Salona, onde foi construído um aqueduto de 9 km para trazer do rio Jadro a água que abastecia o Palácio de Diocleciano.
         Ou pode-se fazer um passeio até a ilhota Visovac (2), onde está um monastério franciscano que abriga inúmeros manuscritos antigos muito bem conservados, além de peças sacras e outras preciosidades. 
        Por qualquer razão que se escolha, a visita a Split e seus arredores é encantadora e surpreendente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário