sábado, 27 de setembro de 2014

A importância da escolha



“O ‘desejar ser’ é o maior apetite do homem” - Pe. Vieira





Cada pessoa, cada um, é  uma preciosa parte do todo, e a alavanca da vida é a vontade de ser, em plenitude. Não importa o quê... Importa o como lutar para conseguí-lo. Importa a “viagem” a ser empreendida, e não tanto a chegada!
Nesta semana que antecede as eleições, vamos refletir sobre o quanto é importante e vital sermos livres para escolher quem nos representará junto aos poderes públicos constituídos. E como essa liberdade e independência nos dão poder.
Nós “queremos ser” livres e independentes para outorgar esse poder a políticos que “queiram ser” os nossos dignos e honestos porta-vozes junto aos poderes constituídos que “queiram ser” um zeloso cumpridor dos compromissos assumidos perante nós, o povo!
A “viagem” que nos importa, no momento, é como transmitir esse poder imenso que temos, ao VOTAR BEM e com toda seriedade. Total independência em quem inove, renove, modifique, melhore, justifique, acrescente e humanize o cargo público que vai ocupar, com nosso aval - O VOTO!
E, nesse caso específico, a chegada interessa muito.
Se não fizermos bom uso do poder, ao votar, nossa “viagem” estará perdida e teremos chegado a lugar nenhum.



Não seja vulgar. VOTE!
Só a Democracia, entre todos os regimes políticos, concede ao cidadão o direito do voto para eleger seus representantes políticos. VOTO tem poder!
VOTO elege, atribui direitos ao eleitor e constitui deveres do eleito.
VOTO constrói cidadania, enaltece e torna poderoso o eleitor.
VOTO escolhe eleitos, muda hábitos de exercer o governo e estabelece prioridades do eleitor.
VOTO engrandece a vontade de cada eleitor e obriga à seriedade e compromisso.
VOTO enobrece e liberta o eleitor, compromete e vincula o eleito.
VOTO nulo, vulgariza, anula a vontade, exclui o indivíduo da sociedade em que vive.
VOTO em branco, omite a vontade de agir e de ser útil à comunidade em que se vive e trabalha.
VOTO consciente e bem dado, justifica o ser humano livre, respeitoso e digno, com discernimento e vontade de contribuir e participar para a melhoria da sociedade.
VOTO é dever que se quer e obrigação que se faz com prazer.
VOTO é poder que iguala a todos: ricos, pobres, esnobes, humildes, pretos, mulatos, brancos, proprietários, empregados, meeiros, donas de casa, comerciantes, artistas...
Na cabine de votação, é preciso esquecer as promessas vãs e a pressão que qualquer um possa ter querido exercer sobre nós.
Na cabine de votação, é preciso lembrar: uma cidade é o que seus cidadãos fazem dela ao votar, conscientemente.
E nós, cidadãos, podemos fazer o melhor: ser únicos, deixar de ser os outros, contradizer, mudar e imprimir nossa vontade: VOTAR BEM!















Edição n.º 954 - página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário