sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prefeitura e DAEV apresentam projeto para tratar esgoto do São Bento até 2015



O Bairro São Bento do Recreio vai passar a ter 100% do esgoto coletado e tratado até dezembro de 2015. O novo projeto, apresentado no encontro, traz uma solução diferenciada e destinada a bairros distantes de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e se mostra mais econômica e com prazo de execução bem menor que as alternativas analisadas inicialmente, que eram a construção de uma estação ou o bombeamento por tubulação até a ETE Capuava.
O custo do projeto para bombear o esgoto até a ETE Capuava era estimado em pelo menos R$ 3 milhões e levaria de dois a três anos para ser entregue, enquanto a solução apresentada pela Prefeitura e pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) deve ficar em R$ 1 milhão, bancados com recursos próprios. A expectativa é que comece a operar até dezembro de 2015.
Esta é a principal boa notícia levada pelo prefeito Clayton Machado e pelo vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, aos cerca de 2 mil moradores em uma reunião promovida por iniciativa do vereador Dinho e que levou mais de 70 pessoas à Escola Municipal de Educação Básica ‘Horácio de Salles Cunha’, na tarde de sábado, dia 13, para apresentar o projeto e pedir a colaboração de todos para instalar definitivamente o esgoto.

Projeto
O modelo apresentado pelo diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização do DAEV, Eduardo Bottura, é a construção de sete conjuntos de fossas sépticas biológicas com filtro anaeróbio em fibra de vidro, tratamento do esgoto pelo sistema de biodigestão em uma área aproximada de 5.300 metros quadrados. Cidades como Itatiba operam soluções como esta, que não produzem mau cheiro nem dano algum ao meio ambiente.
O local escolhido é o campo de futebol localizado atrás da EMEB, que será fechado para as obras por cerca de quatro meses. Os 32 poços absorventes e as caixas ficarão enterrados a dois metros de profundidade. O gramado será novamente plantado e poderá ser usado normalmente, sem prejuízo algum.
“O DAEV contratou uma empresa de consultoria para analisar a capacidade de infiltração do solo. O sistema é totalmente viável e seguro. A próxima etapa é apresentar o projeto na CETESB e iniciar as obras logo depois de aprovado”, afirmou Bottura.

Pedido aos moradores
Para agilizar a entrega da obra, os moradores devem fazer a sua parte. “É preciso esperar a finalização da construção das fossas antes de ligar o esgoto nas casas. Os técnicos do DAEV vão fazer as vielas ao mesmo tempo em que o sistema é montado, mas ninguém deve ligar o esgoto antes do fim dos trabalhos”, alertou Bottura.

Antes de encerrar a reunião, o prefeito reforçou o pedido para a população não fazer ligação do esgoto na rede por conta própria e finalizou: “O governo está concluindo todas as obras que encontramos inacabadas e o esgoto do São Bento é mais uma delas. Restou aqui a parte mais difícil.

Logo voltaremos para comemorar mais essa conquista, que é de todos os moradores”.





Edição n.º 953 - página 04 

Nenhum comentário:

Postar um comentário