sábado, 27 de setembro de 2014

Uma lição de “Cidadania e Dedicação”!



“A ciência poderá ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas não achou ainda remédio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.” (Helen Keller)




O professor da rede estadual e municipal de São Paulo, Mauro Sérgio Oliveira, é um exemplo de amor e dedicação pelo que faz.
Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo, buscou aulas particulares, (básica e intermediária) de Libras, e posteriormente fez Pós-graduação em Deficiência Auditiva pela Unesp.
Mesmo com os poucos recursos oferecidos pelo ensino público, o Professor Mauro, que leciona desde 2000, se destaca dos demais. Desenvolvendo um projeto na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - onde ministra aulas para deficientes auditivos, cadeirantes com paralisia cerebral, surdo-cegos, alunos com baixíssima visão e alguns surdos com deficiência intelectual, levou um grupo para uma “Aula Aberta” na Av. Paulista, para uma reflexão histórica e cultural do ESPAÇO URBANO.

 

O projeto COMO VEJO SÃO PAULO, é interdisciplinar, em processo de desenvolvimento com alunos do Fundamental II, e tem por finalidade resgatar a história da cidade, sua ocupação no decorrer dos anos, seus contrastes e por fim, refletir sobre a identidade de cada aluno, a partir da visão deles, sobre a cidade em que vivem. O projeto será finalizado, e apresentado em uma manifestação artística dos alunos.


 Nesta Aula Aberta, alunos e professores percorreram a pé, da Praça Osvaldo Cruz, no Paraíso à Consolação. Retornaram de metrô, até a estação Ana Rosa. Durante o estudo do meio, os professores Mauro, Dani, Erica e Magaly, chamavam a atenção dos alunos para fatos do passado e do presente, com intervenções sobre os principais elementos urbanos de cada quarteirão.




Tudo o que amamos profundamente converte-se em parte de nós mesmos. (Helen Keller)




O professor Mauro, também leciona na Escola Estadual Major Arcy, que também fica na Aclimação. Levou um grupo de 55 alunos voluntários, para conhecer as dificuldades e soluções encontradas pelos alunos com algum grau de deficiência. O objetivo é aumentar a tolerância com as diferenças e diminuir o preconceito. Este projeto de Intercâmbio Linguístico e Cultural na EMEBS HK se amplia a cada ano e está aberto a alunos e profissionais interessados em conhecer um espaço diferenciado, onde o Ser Surdo é motivo de orgulho!
Quando recebe elogios e manifestações de agradecimentos dos seus alunos, Mauro apenas diz: “Obrigado, mas como já disse é o que gosto de fazer e acho necessário!”
Bom seria se todos os professores, da rede pública ou particular, fossem assim.
Em nome de todas as mães, cujos filhos têm ou tiveram este privilégio, nosso sincero agradecimento!!!




E Mãe!







 Edição nº 954 - página 05


Nenhum comentário:

Postar um comentário