sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tá na hora de cobrar

                                               





O Brasil, não obstante os reiterados esforços de implosão da verdade (a mentira e o cinismo tomaram conta da vida pública) e de destruição da liberdade (a desmoralização programada das instituições democráticas e a transformação das imensas massas de excluídos em instrumentos do marketing populista), ainda conserva importantes reservas éticas.” (Carlos Alberto di Franco, O Estado de S.Paulo, 17/3, A2)



Para fazer valer tais reservas éticas, a indústria da corrupção nos altos escalões da República (com as raras exceções de praxe) pode e deve ser combatida com o melhor instrumento da sociedade democrática: o voto válido, limpo e consciente.
Para lutar contra o pragmatismo absoluto, o vale-tudo, a ausência de qualquer vestígio de espírito público, a vontade de fazer “o diabo para conquistar votos”, é preciso pintar a cara com as cores da bandeira brasileira e ir às urnas em 5 de outubro.
Neste ano, a Câmara e o Senado custarão quase R$ 9 bilhões, mas os congressistas trabalham tão pouco que eles é que deveriam indenizar os contribuintes que os sustentam: os dias de fato trabalhados nas duas casas não chegarão à metade dos 365 dias do ano – devido a recessos, oficiais ou “brancos”, Copa, eleições e outras “desculpas”. Os políticos não aparecem para trabalhar, mas recebem os salários de R$ 26.723,13 rigorosamente em dia. Após o recesso do meio do ano, por exemplo, os parlamentares “trabalharam” dois dias em agosto, outros dois em setembro. Agora, só em outubro... Realmente, é preciso cobrar “ordem no Congresso”, para não nos sentirmos mais palhaços do que o palhaço deputado.
As eleições estão chegando. É preciso votar para renovar, profundamente, o cenário nacional: não votar em candidatos sob suspeição, em políticos indiciados, em oportunistas ou covardes.

Depende da cidadania de cada um dos que constituem a reserva ética do Brasil fazer deste um país melhor e mais justo. 









Edição n.º 953 - Pàgina 01



Nenhum comentário:

Postar um comentário