sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Vamos homenagear os nossos professores?




   

No percurso humano e profissional da minha história de vida venho construindo meu caminho desde o Jardim da Infância. A voz da minha primeira professora atravessa todo o meu dizer e a minha construção educacional. Com ela aprendi a complexidade da docência na busca da compreensão da realidade da escola, do estudante, do ensino e da aprendizagem. Aprendi também que ser professor é ultrapassar o estabelecido, desconstruir antigos paradigmas e criar novos conceitos de vida e de mundo.
“Tudo o que eu devia saber na vida, aprendi no jardim da infância”, assim disse Robert Fulghum  e ele estava certo, pois hoje com 60 anos consigo recuperar na memória as palavras da primeira professora, Dona Marina Mattos, quando nos orientava no horário do lanche : - “Pezinhos juntos, não colocar os cotovelos em cima da mesa, não falar com a boca cheia”. Esses  ensinamentos  deixados por ela se eternizaram nas suas palavras. Seu trabalho, pautado nos valores humanos e na complexidade da aprendizagem, tocava as mentes e corações de cada criança daquele jardim da infância. A sua ética e a sua forma de estabelecer relações com seus alunos até hoje conduzem o meu caminho.


No dia 15 de outubro comemoramos o “Dia do Professor”. Profissão muito valorizada pela criança quando inicia o processo de escolarização. O que o professor diz é lei! Quem não se lembra da sua primeira professora, ou da professora mais “enérgica”?  Todos nós convivemos de alguma maneira durante a nossa vida escolar com professores. Uns mais “bonzinhos”, outros mais “exigentes”, além de todos os  ensinamentos, de uma forma ou de outra, participaram como parceiros dos nossos pais, reforçando os valores e princípios trazidos de casa.
Comemorar o “Dia do Professor” é trazer à memória os ensinamentos valiosos que recebemos para a “ vida toda”! É lembrar momentos felizes e não felizes, é lembrar os elogios escritos nos cadernos por fazermos as tarefas e também, porque não dizer, das broncas recebidas por não cumprirmos com os nossos deveres.  Quantas vezes a professora enxugou as nossas lágrimas quando queríamos a nossa mãe por perto?


Sensibilizada com o recordar da minha história do jardim da infância... Pois a retrospectiva traz à tona sinais dos tempos, lembranças e sonhos, convido o leitor a relembrar a sua história de vida escolar e a prestar uma homenagem aos professores que contribuíram para a sua formação. Afinal, sem eles não seríamos quem somos hoje!














Edição n.º 952 - Página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário