sexta-feira, 12 de setembro de 2014

“O QUE NÃO ESTÁ AQUI?”





Muitas vezes, no cotidiano da vida nos sentimos cansados, exaustos com o esforço despendido nas dificuldades das situações que enfrentamos.
Então é preciso parar um pouco e pensar se todos os conflitos são reais, se estão presentes e são do tamanho que nos parecem.
O escritor Hugh Prather nos conta: “Depois de uma grande enchente, o leão viu-se cercado por um rio e ficou sem saber como sair dali. Nadar não era de sua natureza, mas só lhe restavam duas escolhas: atravessar o rio ou morrer. O leão urrou, mergulhou na água, quase se afogou, mas não conseguiu atravessar. Exausto, deitou para descansar. Foi quando escutou o rio lhe dizer: “Jamais lute com o que não está presente.”
Cautelosamente, o animal olhou em volta e perguntou: “O que não está aqui?”.
“O seu inimigo não está aqui. Assim como você é um leão, eu sou apenas um rio.”
Ao ouvir isso, o leão, muito sereno começou a estudar as características do rio. “Logo identificou certo ponto em que a correnteza empurrava para a margem e, entrando na água, conseguiu boiar até o outro lado.”
Geralmente a solução dos problemas está perto, bem na nossa frente e não a enxergamos! É preciso desbloquear nossa mente, tranquilizá-la. Para que tanta inquietação, preocupação, temor, ansiedade, questionamentos, precipitação nas atitudes?
Quando nos dispomos a observar a natureza ao nosso redor aprendemos a grande lição da simplicidade. É só olhar o sol que desponta de manhã e vai devagar aquecendo, trazendo vida e movimento. As árvores que antecipam a primavera e começam a dar o sinal com o desabrochar das primeiras flores. Os pássaros que cruzam os ares e cantam...
Somos pessoas possuidoras de dons e talentos e capazes de observar e encontrar a melhor solução, o ‘ponto’ certo para agir, a ‘saída’ para a busca de paz.
E Deus, nosso Pai, nos ilumina para que nos libertemos do medo, das excessivas preocupações e possamos manter a serenidade da mente e do coração.







Edição n.º 952 - Página 03


Nenhum comentário:

Postar um comentário