sexta-feira, 13 de março de 2015

É tudo culpa do FHC: uma comédia de erros



O forte dos tucanos nunca foi o senso de humor, mas desta vez eles acertaram na mosca azul. Ao usarem as redes sociais para transformar em piada o bordão “a culpa é do FHC”, prestaram um relevante serviço público, por três bons motivos. Primeiro, ajudaram a descontrair um pouco o estado de espírito dos brasileiros, que anda sobrecarregado de azedume, ressentimento, ódio e intolerância – além de ira justificada, é claro. Depois, deram uma valiosa mãozinha para despedaçar um pouco mais a precaríssima fachada de ética que resta no discurso dos governistas mais obsessivos. Por fim, contribuíram para devolver um pouco de racionalidade ao debate político.” (Eugenio Bucci, O Estado de S.Paulo, 05/03, A2)



Em 22/02/2015, um dos blogs da VEJA estampava: “culpa do FHC: memes ironizam cinismo de Dilma contra governo do tucano. O PT roubou pelo menos 640 milhões de reais da Petrobras, de acordo com a Operação Lava Jato da Polícia Federal, mas, depois de quase dois meses de silêncio diante dos escândalos de corrupção e estelionatos eleitorais de seu governo, a presidente-papagaio do marqueteiro João Santana condenou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por não ter investigado um (!) funcionário ladrão que atuava na estatal desde 1997 – curiosamente o mesmo que o PT incorporou ao esquema de propinas montado em 2003, durante o governo Lula. Pedro Barusco virou braço-direito do petista Renato Duque, indicado para o cargo na Diretoria de Serviços pelo mensaleiro condenado José Dirceu, também do PT. Resultado: FHC comparou Dilma ao batedor de carteira que rouba e grita “Pega ladrão!”; e uma série de memes que ironizam o cinismo da presidente contra o governo do tucano, encerrado há mais de 4.430 dias, espalharam-se pelas redes sociais.”
As montagens de imagens mostradas nas redes sociais transformaram em piada o bordão “a culpa é do FHC”: o enforcamento de Tiradentes (1792); a gripe espanhola (1918); a crise cafeeira (1929); a derrota do Brasil pelo Uruguai na Copa de 1950 (ver a capa da Gazeta Esportiva de 17/07/1950); a morte de Getúlio Vargas (1954); o golpe militar (1964); o incêndio do Joelma (1974); o naufrágio do Bateau Mouche (1988).



                               ...Continua na página 04






















Edição n.º 978 - página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário