sábado, 21 de março de 2015

Semana da Água começa segunda, 23, e mobiliza 15 mil alunos da Rede Municipal



Uma série de eventos acontecerá ao longo do ano

As comemorações da Semana da Água começam na próxima segunda-feira, 23, e se prolongarão até outubro. Neste ano, a abertura acontece no dia seguinte ao Dia Mundial da Água. 
A iniciativa, que fez de Valinhos referência internacional em educação ambiental nos anos 90 e que voltou a ser celebrada com a devida relevância em 2014, no governo do prefeito Clayton Machado, é da Prefeitura, por meio das Secretarias da Educação e de Cultura e Turismo e do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).
Cerca de 15 mil estudantes da Rede Municipal e seus familiares, além de 500 profissionais da educação, sem contar os alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), das unidades de ensino do Estado e do Sesi, serão mobilizados neste ano em uma série de eventos que acontecem dentro e fora da sala de aula.




Na segunda-feira, o Auditório Municipal deve receber um grande público, que inclui os alunos da EJA, na abertura da Semana da Água para assistir à peça ‘O último pingo d’água’. No evento, com início às 19h30, será lançado o concurso para a criação do slogan, com premiações aos três primeiros colocados.
Serão realizados outros concursos, como de desenho, para alunos do ensino fundamental da rede municipal, e de fotografia e de vídeo, abertos à comunidade, ambos com premiações.
A Semana da Água tem uma série de eventos que acontecem ao longo do ano, como as celebrações do Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho; Dia da Árvore, em 21 de setembro; e o encerramento, de 28 de setembro a 2 de outubro, com exposição dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede municipal e das empresas participantes do projeto. Repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura promoverá o II Seminário ‘Cidade, Água e Vida’.
O objetivo da Prefeitura com a Semana da Água é contribuir para a formação das gerações futuras, com ênfase na sustentabilidade e preservação dos recursos, conscientizando a população com ações educativas e interdisciplinares.
Valinhos é a pioneira no projeto, criado em 1994, que extrapolou fronteiras e se esparramou por várias cidades associadas ao Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Nesses 20 anos, o programa formou mais de 4 milhões de pessoas de forma direta ou indireta, com média anual de 180 mil alunos.
“Resgatamos no ano passado e aprimoramos em 2015 as comemorações deste evento que fez e faz de Valinhos uma referência em educação ambiental, tanto no Brasil quanto no exterior. Nossas experiências bem-sucedidas com a Semana da Água e a gestão eficiente da crise hídrica reconduzem nosso município ao cenário da sustentabilidade. É uma das prioridades do governo”, afirma o prefeito Clayton Machado.

Educação Ambiental – A Semana da Água tem como desafio conscientizar a população, a partir de ações focadas na preparação dos alunos como multiplicadores na formação da cidadania, tanto para contribuir para a preservação do meio ambiente quanto torná-los aptos para a tomada de decisões sobre questões ambientais, que são essenciais para a construção de uma sociedade sustentável.

Dia Mundial da Água: para  comemorar, mudar e se preparar

No domingo, 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. O tema definido pela agência para Água da Organização das Nações Unidas (ONU) (UN-Water) para 2015 é ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’. A proposta é debater os recursos hídricos em todo o mundo.
Valinhos está fazendo a lição de casa desde o ano passado. O rodízio no abastecimento, lançado há 13 meses pela Prefeitura e pelo DAEV, é a forma mais justa e equilibrada de garantir o abastecimento a todos. Mesmo nos meses mais secos e severos da estiagem de 2014, ninguém ficou sem água.
A população entendeu a gravidade da crise hídrica e passou a fazer uso racional da água. A economia atingiu 25% e tem sido fundamental para evitar o colapso no abastecimento.
“É uma data para fazermos a diferença, em nome de Valinhos, da nossa gente e de todas as pessoas que sofrem com os problemas relacionados à água em todo o mundo. O DAEV agradece a você pela água que não faltou neste ano de crise hídrica”, afirma o prefeito Clayton Machado.
“Estamos ampliando a ETA II para aumentar a capacidade de tratamento de 17.280.000 para 26.800.000 de litros/dia. ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’. A Prefeitura e o DAEV estão fazendo sua parte. É importante que a população continue contribuindo para criar o futuro que todos queremos”, disse o presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto.






 Edição n.º 979 - página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário