sexta-feira, 6 de março de 2015

NÃO APRESSE O TEMPO! TENHA PACIÊNCIA!





Pode nos parecer absurdo refletir sobre a paciência, nesses tempos em que tudo é acelerado e recebemos noticias do mundo em tempo real. Isso é muito bom! Mas, nos acostumamos com essa rapidez e em muitas situações, não sabemos esperar. E, isso não é bom! Pode nos prejudicar.
Já observou como a gente fica estressado quando o elevador demora a chegar? Ou no trânsito o sinal demora em mudar? Ou quando aquela pessoa demora a falar? Quando no supermercado a fila do caixa é muito grande?...
Um ritmo acelerado demais pode tornar as coisas vividas muito superficiais e sem sentido. Mas, as pessoas falam ao celular andando pela rua, fazem propostas de negócios almoçando, tomam o lanche dirigindo...
Um monge, ao ser perguntado sobre como encontrava tanta tranquilidade, respondeu ao amigo: “Quando eu ando, eu ando; quando eu como, eu como e quando eu escuto, eu escuto.”.
É claro que o mundo nos cobra rapidez, mas podemos nos esforçar para ter um pouco mais de paciência. Não vamos deixar o mundo nos atropelar, mas usar a paciência quando for necessário e ao nosso favor.
A paciência pode gerar um resultado de maior excelência, pode nos ajudar a tomar decisões melhores e mais seguras, pode nos ajudar a economizar tempo, dinheiro e energia.
A paciência não significa lerdeza, lentidão, indolência... É necessário aprendermos a equilibrar a paciência e a pressa.
O escritor M. J. Ryan no seu livro “O poder da paciência”, sugere alguns procedimentos para nos ajudar a ser mais pacientes no dia a dia: Se você está trabalhando num projeto grande, prefira observar o que já fez e comemore em vez de pensar no que ainda tem a fazer.  Você está no limite de sua tolerância com alguém no trabalho ou em casa? Experimente uma caminhada ou rápido passeio.  O velho conselho de contar até dez antes de falar numa situação acalorada realmente pode funcionar.  Ao ficar em pé numa fila, ou mesmo sentado, e ter que esperar para ser atendido, transporte-se mentalmente para lugares agradáveis, pense em coisas positivas, ou estabeleça uma conversa com quem está próximo.
Quando está esperando impacientemente seu computador ligar, afaste-se da mesa, sente-se na beira da cadeira e alongue-se, relaxe os músculos das costas e pescoço.  Preste atenção nas tarefas que está fazendo em casa, fixe-se no prazer da atividade.  Peça ajuda. Muitas vezes, ficamos impacientes porque estamos sobrecarregados e exaustos. No fim da vida, não receberemos nenhum prêmio por ter feito uma enorme quantidade de coisas, especialmente se tivermos feito num estado de esgotamento e exasperação.
Precisamos acreditar que a serenidade e a calma aumentam a qualidade de nossa vida. Que a paciência desenvolve nossa capacidade de aprender e assimilar com profundidade o conhecimento e as novas experiências.
Pedimos que Deus nosso Pai nos ajude a enxergar a melhor maneira de agir em cada situação da nossa vida e na convivência com as pessoas.







Edição n.º 977 – página 03


Nenhum comentário:

Postar um comentário