sexta-feira, 13 de março de 2015

EVOLUÇÃO NO VAREJO E FRANQUIAS





Conexões, conhecimento, prática, disposição para o aprendizado e para o trabalho. Gestão estratégica, alinhamento de expectativas, administração profissional, humanização das empresas, ousadia, inovação, criatividade.
São muitos os fatores que constroem empresas e marcas de sucesso. São muitos os ângulos pelos quais podemos olhar o mercado de varejo e franquias, no Brasil e no mundo.


Os profissionais contribuem para o desenvolvimento de empresas e pessoas, ao compartilhar pontos de vista, vivências. Nada melhor para o aprendizado, do que, depois de dominar a teoria, atuar no mercado. E como há muitas experiências possíveis, sempre é útil e sábio aprender com os acertos e erros alheios. Poupa tempo e recursos! A participação em eventos do setor, cursos, treinamentos e algumas pesquisas, são ações que podem contribuir para que a atualização seja constante. Afinal, o dinamismo do mercado não permite estagnação. E o que dizem os grandes?
“Aquele que ajusta sua visão à contribuição, eleva a visão e os padrões de todos aqueles com quem trabalha.” – Peter Drucker.
Erra e perde em produtividade, o empresário que não valoriza seus colaboradores, que não os ouve. É imperativo reconhecê-los como os primeiros clientes da empresa. São eles que vão levar o produto ou serviço ao consumidor final. João Paulo Ferreira, Vice-presidente de Operações da Natura, em entrevista ao site Mundo do Marketing, confirmou a relevância dos treinamentos, atualizações e celebrações de incentivo e reconhecimento, para o alinhamento de pensamento e ação das consultoras Natura, que formam um verdadeiro exército.


Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), após participar da NRF 2015, em Nova York, citou 8 pontos de atenção para o varejo mundial em 2015: o aumento da globalização; o avanço da customização; a loja está viva; o convívio do novo com o velho; o desafio da execução; mais curadoria; novos modelos de varejo e branding baseado em propósito.
Renato Müller, editor da plataforma NOVAREJO, ressaltou que “O grande desafio é transformar o PDV (ponto de venda), para que ele incorpore o melhor do on-line e do off-line, em uma experiência imersiva e transmidiática.”
As organizações precisam estar atentas, porque sejam elas públicas ou privadas, são feitas de seres humanos. São mais que prédios, instalações. E existem para servir a seres humanos, que são seres sociais – que bem sabem da importância de pertencer. E este é um conceito da Antropologia, que é Ciência. Não se trata de ficção ou de palavras piegas. Os grandes reconhecem.












Edição n.º 978 - página 07

      

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