Conexões, conhecimento,
prática, disposição para o aprendizado e para o trabalho. Gestão estratégica,
alinhamento de expectativas, administração profissional, humanização das
empresas, ousadia, inovação, criatividade.
São muitos os fatores que
constroem empresas e marcas de sucesso. São muitos os ângulos pelos quais
podemos olhar o mercado de varejo e franquias, no Brasil e no mundo.
Os profissionais contribuem
para o desenvolvimento de empresas e pessoas, ao compartilhar pontos de vista,
vivências. Nada melhor para o aprendizado, do que, depois de dominar a teoria,
atuar no mercado. E como há muitas experiências possíveis, sempre é útil e
sábio aprender com os acertos e erros alheios. Poupa tempo e recursos! A participação
em eventos do setor, cursos, treinamentos e algumas pesquisas, são ações que podem
contribuir para que a atualização seja constante. Afinal, o dinamismo do
mercado não permite estagnação. E o que dizem os grandes?
“Aquele que ajusta sua
visão à contribuição, eleva a visão e os padrões de todos aqueles com quem
trabalha.” – Peter Drucker.
Erra e perde em
produtividade, o empresário que não valoriza seus colaboradores, que não os
ouve. É imperativo reconhecê-los como os primeiros clientes da empresa. São
eles que vão levar o produto ou serviço ao consumidor final. João Paulo Ferreira,
Vice-presidente de Operações da Natura, em entrevista ao site Mundo do
Marketing, confirmou a relevância dos treinamentos, atualizações e celebrações
de incentivo e reconhecimento, para o alinhamento de pensamento e ação das
consultoras Natura, que formam um verdadeiro exército.
Eduardo Terra, presidente
da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), após participar da NRF
2015, em Nova York, citou 8 pontos de atenção para o varejo mundial em 2015: o
aumento da globalização; o avanço da customização; a loja está viva; o convívio
do novo com o velho; o desafio da execução; mais curadoria; novos modelos de
varejo e branding baseado em propósito.
Renato Müller, editor da
plataforma NOVAREJO, ressaltou que “O grande desafio é transformar o PDV (ponto
de venda), para que ele incorpore o melhor do on-line e do off-line, em uma
experiência imersiva e transmidiática.”
As organizações precisam
estar atentas, porque sejam elas públicas ou privadas, são feitas de seres
humanos. São mais que prédios, instalações. E existem para servir a seres
humanos, que são seres sociais – que bem sabem da importância de pertencer. E
este é um conceito da Antropologia, que é Ciência. Não se trata de ficção ou de
palavras piegas. Os grandes reconhecem.
Edição n.º 978 - página 07
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