sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como se prevenir de acidentes domésticos


Os números mostram: mais de 50% dos casos atendidos nos prontos-socorros são originados por acidentes domésticos. No entanto, a maioria deles poderia ser evitada com hábitos simples, preventivos e que dão certo!
Há vários tipos de acidentes domésticos: desde o principal e mais grave deles as queimaduras ,  mas também intoxicação por produtos químicos (mais comuns em crianças e animais de estimação), quedas, cortes, fraturas e choques elétricos. 
Queimaduras são o tipo de acidente doméstico que mais leva crianças ao hospital e às longas internações (por vezes, mais de um ano) em centros de tratamento especializados em queimados.
São vários os agentes guardados dentro de casa que podem causar queimaduras.
álcool é o pior deles. São mais comuns do que se pensa os churrascos “acidentados”. Para prevenir isso, ao acender uma churrasqueira ou colocar mais carvão e mais álcool, nunca despejar o líquido direto da garrafa. Preferir os acendedores que geralmente acompanham os pacotes de carvão. O álcool gel é igualmente perigoso e requer cuidado no manuseio. O ideal é fazer canudos com jornal ou pão, embebê-los em álcool gel, cercá-los de mais carvão e somente depois desse “vulcãozinho” armado atear fogo. Crianças brincando próximas às churrasqueiras também é situação de grande risco para a ocorrência de acidentes.
O vazamento de gás também é perigoso: verificar se há algum com um fósforo aceso. A maneira ideal é usar esponja com espuma em torno do registro. Se houver produção de bolhas, providenciar a troca do botijão de gás e, se possível, deixar o bojão com defeito fora de casa até ser retirado. A troca de mangueira e registro não deve passar de cinco anos.
Fios de aparelhos elétricos ligados: crianças pequenas são curiosas e adoram levar coisas à boca e morder ou mastigar. Além do choque, pode ocorrer a queimadura de lábios e mãos, umedecidos pela saliva. Queimaduras labiais por eletrocussão custam ano de tratamento e prejudicam funções importantes como a fala, a mastigação e a respiração.
Entretanto, não só o fogão produz perigo, a mesa também: uma toalha de borda comprida, com prato de sopa sobre a mesa, é fórmula certa para acidentes com crianças. Outra causa de acidentes são cabos de panela: eles devem estar sempre virados para dentro do fogão. A quentura do leite ou a temperatura da água do banho das crianças, principalmente os bebês, deve ser bem controlada: o número de vítimas de queimaduras por ingestão de leite fervido ou imersão (banho) em água fervente é maior do que se pensa.
Atenção especial deve ser dada a pessoas com epilepsia e doenças que causam crises de ausência: pessoas nessas condições jamais devem ser deixadas sozinhas para cozinhar.
Em uma próxima oportunidade, outros tipos de acidentes domésticos serão enfocados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário