sexta-feira, 26 de julho de 2013

Parabém, Notícias de Valinhos!


(Nota de revisão: segundo os Dicionários Houaiss e Aurélio da Língua Portuguesa, “parabém” (s.m.) é o mesmo que “parabéns”: seu uso é mais empregado no plural.)

Palpite infeliz daquele vereador,
Agredindo a multidão de alternativos!
Revolução para fechar os jornais,
Afronta até ferozes ditaduras.
Balas disparadas contra jornalistas
Enterrarão a nossa democracia,
Mutilando a inteligência da nação!

Notícias de Valinhos firma-se na trincheira
Onde saltitam os informes da cidade.
Tom Santos é o paladino indômito,
Impede com garra os impropérios,
Cuidando das coisas lindas das ruas.
Invade locais públicos e sociais
Acende sua arma fotográfica,
Sela a verdade para a posteridade.

Daqui do pico da Morada dos Pinheiros
Espreito o vai e vem dos valinhenses.

Valinhos relembra vales altos e baixos,
Aquela terra florida de frutíferas:
Lindas goiabas e polpudos figos,
Internacionalizam os seus plantadores,
Na exuberante colonização do Estado.
Há por bem deixar patenteado
O romantismo da alma italiana
Solo que gerou Adoniran Barbosa

Relembrando fragmentos da sessão da Câmara Municipal de Valinhos, de 10 de janeiro de 2003.
O vereador Osmar Tasmo (PPS) foi à tribuna e disse: “...a gente estamos aqui para defender o povo.”
Em seguida, demonstrando destemperança e revolta contra os jornais Folha de Valinhos, Jornal de Valinhos e Terceira Visão, ele acrescentou que “juntando os três não dá um!”
Por fim, ultrapassando todos os limites do razoável, o vereador esbravejou: “vamos fazer uma revolução para acabar com a imprensa de Valinhos!”
Embora o vereador Tasmo não tivesse se referido ao jornal NOTÍCIAS ou ao jornalista Tom Santos, a nossa redação recebeu uma “prova de carinho”, enviada pelo Sr. Cândido Sespa Caselli, em forma de acróstico, como desagravo ao ataque proferido pelo vereador Tasmo contra os outros jornais mas que, no entender do missivista, se levado a sério o pronunciamento daquele legislador, seus malefícios poderiam atingir também o NOTÍCIAS e Tom Santos.
O Sr. Cândido disse que sempre vinha a Valinhos “visitar a neta Micheline Caselli Oliveira, professora, residente na Morada dos Pinheiros”, e sabia que ela pegava o NOTÍCIAS na portaria do condomínio.
Essa “prova de carinho” se revestiu de mais significados pela apresentação: “Tenho 75 anos de vida e larga experiência em jornalismo, por trabalhos prestados desde a criação do jornal Correio de Olinda, além de trabalho no jornal Folha do Povo, de Recife, e na Tribuna de Imprensa (Rio de Janeiro), do meu amigo Carlos Lacerda”!
O sr. Cândido disse ter ficado assustado ao saber que, na Câmara Municipal de Valinhos, um vereador tivesse manifestado o desejo de cercear a imprensa!
Texto
Tom Santos
Publicamos, mais uma vez, o acróstico enviado pelo leitor, evidenciando junto aos nossos leitores e anunciantes que as “provas de carinho” que temos recebido nesses 16 anos de atividades têm valor real, significativo e dignificante, porque não são “prêmios” vendidos ou distribuídos por aí a “mão-cheia”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário