sexta-feira, 12 de julho de 2013

TEMOS TEMPO PARA OLHAR?



“Ontem observei uma enorme revoada de pássaros batendo asas em direção ao sul com um pôr do sol panorâmico que coloria todo o céu durante alguns momentos. Eu os vi enquanto estava observando as pessoas que faziam compras, andando apressadas pela rua.
Quando baixei o olhar, percebi que uma mendiga parada a alguns metros de distância, também estivera observando os pássaros. Nossos olhos se encontraram e sorrimos, reconhecendo silenciosamente o fato de que havíamos partilhado uma visão magnífica, um símbolo do misterioso esforço de sobrevivência.
Ouvi a senhora falar para si mesma enquanto se afastava desajeitadamente. Suas palavras eram espantosas: “Deus me estraga com esses presentes”.
Será que a senhora, essa marginalizada das ruas, estaria brincando? Não. Acredito que a visão dos pássaros tenha quebrado, mesmo que por um breve momento, a dura realidade de sua própria luta. Percebi mais tarde que momentos como aquele a mantinham viva: era a forma através da qual sobrevivia à indignidade das ruas. Seu sorriso era real.
A visão dos pássaros era o seu presente. Era a prova de que Deus existia. “Era tudo de que ela precisava.”


Será que temos esta disposição de que escreve Fred L. Cochran, neste texto, para apreciar o que acontece perto de nós, ou as coisas que estão ao nosso redor?
A capacidade de observação é preciosa para nós, mas precisamos exercitá-la, nos permitindo tempo para isso. Se não aprendermos a ver diferente, não faremos nada diferente. Aprender a olhar para o que nos cerca nos ajuda a ouvir, analisar, compreender e entender ao que passa à nossa volta.
Nesta época de inverno o céu é especialmente bonito e o sol brilha aquecendo e iluminando. Já paramos para olhar os ipês roxos floridos das nossas ruas, no contraste com o céu azul? E os pássaros que às vezes, voam em bandos fazendo barulho...
Já percebemos a limpeza provocada pela chuva, deixando mais brilhante o verde das plantas, os telhados da casas, o ar mais puro, as ruas e calçadas mais claras?
E os nossos vales e montanhas, quando amanhecem cobertos de neblina e anunciando o frio!...
E as pessoas com quem encontramos na rua, no trabalho, no comércio... Como as vemos? Tristes, ansiosas, apressadas, descontraídas, alegres...
Quando nos permitimos observar, deixando de lado a pressa, outro sentimento aflora no nosso coração: a gratidão!
A natureza, o tempo, as pessoas, a vida são dádivas de Deus. Vamos apreciar e conviver!
E as construções que o homem faz aproveitando os benefícios da natureza, as praças bem cuidadas, as flores às margens dos pequenos rios que atravessam a cidade, as árvores tratadas com carinho e que embelezam o ambiente, as casas coloridas e a arquitetura dos prédios... Precisamos usar nosso pensamento e nossas observações como ferramentas ao nosso favor. Formular pensamentos de gratidão para tornar nossa vida mais leve e feliz!


Agradecemos a Deus a sabedoria que dá a todos nós, e a grandiosidade da natureza que queremos cuidar e preservar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário