No estudo do perfil
detalhado da Nova Classe Média brasileira, divulgado em 2013, o capítulo sobre
os hábitos de consumo, chama a atenção. Conforme foi publicado no site Mundo do
Marketing, "...crescem entre os membros da Nova Classe Média os gastos com
turismo, diárias de hotéis e passagens aéreas. Há ainda aumento nos gastos com
computadores, além de artigos de comunicação e combustível. Os itens que mais
cresceram foram materiais de escritório e itens de comunicação e informática,
voltados na maioria das vezes, para o trabalho. ‘Na verdade, a grande demanda
dessa classe média é por serviços produtivos que venham permitir que estas
pessoas continuem subindo na vida’, afirma Marcelo Neri.
De acordo com uma pesquisa
realizada pela Kantar Worldpanel, para 40% das famílias, bens de consumo
duráveis ainda são itens de desejo: na média, câmeras digitais, micro-ondas,
geladeira duplex, computador e máquina de lavar são as compras mais desejadas.
A lista é composta ainda por TV a cabo, filmadora, ar condicionado, freezer e
aspirador de pó, com 40% das famílias dispostas a comprar".
Estudos e pesquisas
fornecem ótimas dicas. No caso dos profissionais do mercado de varejo, o
comportamento do consumidor dita regras e procedimentos, muda rumos e altera
resultados.
Na atualidade, a verdade é
que quem não se atualiza, fica para trás - em tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário