sexta-feira, 25 de abril de 2014

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

 Mais de 28 mil pessoas devem ser vacinadas em Valinhos


No dia 22 de abril, teve início a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que se estenderá até o dia 9 de maio em todo o país. Segundo a Secretaria de Saúde de Valinhos, a vacina estará disponível aos valinhenses em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Segundo a secretária da Saúde, Rita Longo, a população a ser vacinada em 2014 em Valinhos corresponde a 28.075 pessoas. A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população. 




"A Campanha é direcionada às pessoas maiores de 60 anos de idade, crianças de 6 meses  a  menores de 5 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas", explica Rita Longo. 
"A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internação e óbitos", acrescenta a secretária.
A secretária reforça que a campanha ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e, no dia 26 de abril, que corresponde ao dia ‘D’ da atividade, a vacinação será realizada nos pacientes acamados, em casas de repouso e também na Rodoviária das 8 às 17 horas.
Saiba mais - A vacina contra os vírus da Gripe ou Influenza é composta de cepas virais inativadas, purificadas e produzidas em ovos embrionados. A dose anual é de 0,25 ml para crianças de 6 a 35 meses e 0,5 ml para a população maior de 3 anos, a  via de aplicação é a intramuscular, a vacina deve  ser aplicada de  preferência no outono.
Ela é contraindicada sempre que houver história de reação alérgica grave à vacina contra a gripe, ou a algum de seus componentes. Deverá ser adiada nos pacientes com doenças agudas febris graves e não esta contraindicada em pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas.
Os anticorpos formam-se cerca de 15 dias após a vacinação e raramente duram mais que 12 meses. Em estudo controlado, a eficácia vacinal na prevenção de doença respiratória aguda confirmada por laboratório, para as pessoas com 60 anos ou mais de idade é de 58%. 
No entanto, os reais benefícios da vacina estão na capacidade de prevenir a pneumonia viral primária ou bacteriana secundária, a hospitalização e a morte, principalmente em pessoas com doenças crônicas cardiovasculares e pulmonares. Nessas situações a proteção é cerca de 70%.
“Historicamente, a vacinação contra a gripe tem se apresentado como importante aliado na prevenção. Os resultados são muito satisfatórios e aguardamos que os valinhenses respondam positivamente a esta campanha”, completa Rita Longo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário