sexta-feira, 4 de abril de 2014

18 anos de Notícias


"Apenas é digno da vida aquele que todos os dias parte para ela em combate." (Goethe)


“Notícias” fez 18 anos. Atingiu sua maioridade. E celebrou essa idade, bem ao seu estilo: no restaurante da Nona, no último sábado, dia 29 de março, com o ambiente cheio, música suave, público simpático, bonito. Dezoito livros foram sorteados entre os presentes para comemorar cada ano da sua existência.

Todos os colaboradores do Notícias compareceram, à exceção do querido Dr. Carlos Bissotto que, no entanto, mandou a seguinte mensagem para a ocasião, dirigida ao Tom Santos: “Parabéns pelo aniversário de 18 anos do ‘Notícias’. Sei da sua luta incessante para manter o jornal com artigos de qualidade,contribuindo para informação e cultura da população de Valinhos e região. Que Deus continue a te dar força para comemorar muitos aniversários desse importante jornal.”

E, com efeito, o nosso Carlinhos tem razão: o Notícias é o Tom Santos. Não há como desassociar um do outro. São unha e carne. Hoje, percebo, do alto dos meus anos de vida, que um não existiria sem o outro. Criatura e criador estão indissociavelmente unidos. Um vive e dá vida para o outro.

Tom Santos é o editor, revisor e distribuidor do Notícias. É a peça que lhe dá estrutura, tanto física, quanto moral. Que monta o seu arcabouço dentro de uma linha que busca a informação segura, verdadeira e não mentirosa, a transmissão da cultura naquilo que ela tem de melhor para contribuir com a elevação do espírito humano.

Tom Santos já passou por sérias dificuldades e continua passando, visto que não é fácil manter um jornal de ideias sadias e de informações imparciais e objetivas circulando. Já foi e continua sendo criticado pelo fato do Notícias ser estampado em modelo tabloide, esquecendo-se os seus críticos que esse formato é particularmente popular no Reino Unido.Na Argentina e no Rio Grande do Sul, os tabloides substituem os diários de formato tradicional. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, todos os jornais/revistas de circulação diária são impressos no formato tabloide. Destacam-se “El Clarin”, “Pagina/12”, na Argentina. No Brasil: “Super Notícia”, “Zero Hora”, “A Notícia”, os jornais da “Série Aqui”, “Correio do Povo”, “Billboard Brasil”, “Diário Gaúcho”, sem contar com o extinto “Folha da Tarde” que foi o primeiro tabloide do Brasil. O “El País” na Espanha. O “Sol” em Portugal. O maior tabloide na Europa, por circulação, é o “Bild-Zeitung”, da Alemanha. Isso sem falar dos estadunidenses “The Enquirer”, “Star”, “Globe”, “Examiner”, “¡Mira!”, “Sun” e “Weekly World News”. Tom ao editar o Notícias pela vez primeira já tinha em mente adotar esse formato para o jornal, tornando-o mais fácil de manusear, de distribuir e, sobretudo, mais conciso para a leitura, trazendo-o para a era moderna e, inclusive, publicando-o eletronicamente.

Tom, apesar das críticas e das dificuldades, nunca esmoreceu. O diretor teatral premiado com o disputado e invejado prêmio “Governador do Estado de São Paulo”, pela sua brilhante direção de peças teatrais na Capital, sempre buscou para o Notícias, a ética na produção das suas matérias, na condução dos artigos, ensaios e crônicas dos seus colaboradores. Sempre se revelou incansável em tentar dar tudo de si para aprimorar a cultura de Valinhos e da região. Sempre lutou — com elegância, diga-se de passagem —, por esses ideais, contra os seus tenazes e gratuitos críticos. Nunca matou os seus sonhos e o eterno menino que vive dentro de um corpo que já dá sinais de fragilidade, mas que se agiganta quando se refere ao Notícias.

Tom nunca fugiu da luta. Ao contrário, sempre lutou o bom combate, de que fala Paulo. É um homem digno de vida e da vida, que só faz crescer nossa fé na humanidade.

Hoje, escrevo minha coluna semanalmente, por influência do Tom, que sempre me incentivou a escrever, como acredito, deve ter assim agido com os demais colaboradores permanentes do Notícias. Isto devemos todos a ele. Somos, sem dúvida, orgulhosos de pertencer ao time, à equipe do Notícias, muito embora haja uma falha. Até hoje Tom não substituiu a minha foto, publicada na minha coluna e tirada quando eu tinha 52 anos, apesar das minhas veementes solicitações.

Notícias é um jornal que veio para ficar e que já é parte integrante da jovem história de Valinhos e da região. E a prova disso foi a grata reunião dos amigos, admiradores e colaboradores fiéis que estiveram unidos para comemorar, solidária e fraternalmente, a sua maioridade.

Parabéns Notícias, a quem cumprimento e aplaudo, em nome dos leitores amigos e de todos os colaboradores, na pessoa do seu pai, o festejado Tom Santos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário