“As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores: algumas
estimulam áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade.
Sabendo disso, grandes marcas são facilmente capazes de influenciar seu
público-alvo, simplesmente combinando as cores certas.” – extraído do
viverdeblog.com
A psicologia da cor, no que se refere à persuasão, é um dos
mais interessantes e mais controversos aspectos do marketing. As cores têm um
papel bastante significativo nas compras e sucesso das marcas.
Em um estudo intitulado “Impacto das Cores no Marketing”, os
pesquisadores descobriram que até 90% dos julgamentos precipitados feitos sobre
produtos, podem ser baseados apenas na
cor, dependendo do produto.
Estudos também revelaram que nosso cérebro prefere marcas
reconhecidas, o que é um fator relevante na criação de uma identidade de marca,
do logotipo à embalagem.
No entanto, é bom lembrar que há uma série de fatores
determinantes para a criação e sucesso de uma marca. As cores só entram em jogo
quando podem ser usadas para combinar com a personalidade desejada. Por
exemplo, como o uso do branco, que comunica o design limpo e simples da Apple.
Sem este contexto, a escolha de uma cor ou outra, não faz muito sentido. Há
pouca evidência para apoiar que a cor ‘laranja’ pode induzir as pessoas a
comprarem um produto mais frequentemente do que se o mesmo fosse da cor ‘prata’. Mas vale ter em mente e
considerar algumas destas informações a respeito das cores:
VERMELHA - Usada em restaurantes para estimular o apetite;
cria um senso de urgência; frequentemente utilizada em liquidações e usada para
atrair compradores impulsivos.
AMARELA - Usada para prender a atenção nas vitrines das
lojas; mostra clareza; boa cor para detalhes importantes ou ‘call to actions’ e
lembra parada/cuidado (ou cautela).
AZUL - Frequentemente utilizada em negócios corporativos, porque
é produtiva e não invasiva; cria um senso de segurança e promove confiança na
marca; diminui o apetite, estimula a produtividade e é associada com água e
paz.
LARANJA - Usada para chamar a atenção; boa para criar ‘call
to actions’ como: Compre agora!/Acesso imediato!; encontrada como sendo a
preferida por compradores impulsivos e representa uma marca amigável, alegre,
confiante.
VERDE - Associada com saúde, tranquilidade, natureza,
dinheiro e marcas ricas; usada nas lojas, para relaxar os clientes e é frequentemente
usada para promover a questão ambiental.
ROXO - Associada com realeza, sabedoria, respeito; frequentemente
utilizada em produtos de beleza ou anti-idade e representa uma marca, serviço
ou produto criativo, inteligente e imaginativo.
Em outro estudo feito em 2003 por Joe Hallock, foram
comparadas as preferências de cores em 22 países e suas diferenças entre homens
e mulheres (vide ilustrações).
Estabelecido o público que se pretende conquistar para o
consumo de uma marca ou serviço, é decisivo buscar o máximo de informações
possível, já que a meta de qualquer empreendimento é ter
sucesso e reconhecimento.
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