sexta-feira, 16 de maio de 2014

A INFLUÊNCIA DAS CORES


“As cores possuem diversos efeitos sobre os consumidores: algumas estimulam áreas do cérebro as quais podem promover excitação ou tranquilidade. Sabendo disso, grandes marcas são facilmente capazes de influenciar seu público-alvo, simplesmente combinando as cores certas.” – extraído do viverdeblog.com




A psicologia da cor, no que se refere à persuasão, é um dos mais interessantes e mais controversos aspectos do marketing. As cores têm um papel bastante significativo nas compras e sucesso das marcas.
Em um estudo intitulado “Impacto das Cores no Marketing”, os pesquisadores descobriram que até 90% dos julgamentos precipitados feitos sobre produtos, podem ser baseados  apenas na cor, dependendo do produto.
Estudos também revelaram que nosso cérebro prefere marcas reconhecidas, o que é um fator relevante na criação de uma identidade de marca, do logotipo à embalagem.
No entanto, é bom lembrar que há uma série de fatores determinantes para a criação e sucesso de uma marca. As cores só entram em jogo quando podem ser usadas ​​para combinar com a personalidade desejada. Por exemplo, como o uso do branco, que comunica o design limpo e simples da Apple. Sem este contexto, a escolha de uma cor ou outra, não faz muito sentido. Há pouca evidência para apoiar que a cor ‘laranja’ pode induzir as pessoas a comprarem um produto mais frequentemente do que se o mesmo  fosse da cor ‘prata’. Mas vale ter em mente e considerar algumas destas informações a respeito das cores:


VERMELHA - Usada em restaurantes para estimular o apetite; cria um senso de urgência; frequentemente utilizada em liquidações e usada para atrair compradores impulsivos.
AMARELA - Usada para prender a atenção nas vitrines das lojas; mostra clareza; boa cor para detalhes importantes ou ‘call to actions’ e lembra parada/cuidado (ou cautela).
AZUL - Frequentemente utilizada em negócios corporativos, porque é produtiva e não invasiva; cria um senso de segurança e promove confiança na marca; diminui o apetite, estimula a produtividade e é associada com água e paz.
LARANJA - Usada para chamar a atenção; boa para criar ‘call to actions’ como: Compre agora!/Acesso imediato!; encontrada como sendo a preferida por compradores impulsivos e representa uma marca amigável, alegre, confiante.
VERDE - Associada com saúde, tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas; usada nas lojas, para relaxar os clientes e é frequentemente usada para promover a questão ambiental.
ROXO - Associada com realeza, sabedoria, respeito; frequentemente utilizada em produtos de beleza ou anti-idade e representa uma marca, serviço ou produto criativo, inteligente e imaginativo.



Em outro estudo feito em 2003 por Joe Hallock, foram comparadas as preferências de cores em 22 países e suas diferenças entre homens e mulheres (vide ilustrações).
Estabelecido o público que se pretende conquistar para o consumo de uma marca ou serviço, é decisivo buscar o máximo de informações possível, já que a meta de qualquer empreendimento é ter sucesso e reconhecimento.



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