sexta-feira, 23 de maio de 2014

Prefeitura de Valinhos e Inase intensificam campanha de combate à dengue


  
Em parceria com o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), organização social responsável pela gestão da UPA 24 Horas, a Prefeitura de Valinhos lançou novas ações para intensificar a campanha de combate a dengue no município.
Por meio da distribuição de panfletos e fixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade, a ação – que tem como mote a frase “Dengue: para ela sumir, você só precisa se mexer” - pretende conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para se combater a doença.
“Combater a dengue é dever de todo cidadão. Cabe a cada valinhense verificar pontos de água parada dentro de suas residências e áreas externas e, assim, eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença”, afirma a secretária de Sáude, Dra. Rita Longo.
De acordo com levantamento da Secretaria, a cidade já contabilizou, desde o início do ano, 105 casos positivos da doença.  Destes, 73 são autóctones – contraídos dentro do próprio município - 31 importados e um caso permanece em investigação.
A secretária ressalta ainda que o número de casos registrados até maio de 2014 já é 100% maior do que os contabilizados no ano anterior.  
O significativo aumento no número de casos da doença na cidade de Valinhos pode ser considerado reflexo dos quase 22 mil casos registrados na cidade vizinha. “O município de Campinas tem vivido a maior epidemia de dengue da historia da cidade e, sem dúvida, este surto da doença influencia diretamente no número de casos registrados em Valinhos”.

Teste rápido - Com dois meses de funcionamento, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, que conta com laboratório próprio, está equipada para a realização do teste rápido para diagnóstico de casos de dengue.  
O tempo para a realização do exame é de aproximadamente uma hora.

Conscientização - Além de trazer informações a respeito das ações necessárias para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, o material distribuído pela Prefeitura também traz uma relação dos principais sintomas da doença e incentiva o cidadão a procurar por atendimento médico caso apresente sinais de contaminação.
 
Encontro - Ainda dentro das ações de combate à doença, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, realizará – no dia 22 de maio - um encontro com os responsáveis pelos condomínios de Valinhos para orientar os representantes dos residenciais quanto às ações necessárias para a eliminação de focos criadouros do mosquito transmissor da doença.
Com o tema “Dengue: vamos evitar essa doença”, o encontro será realizado a partir das 9h30 no prédio da Vigilância em Saúde, localizado na Rua Bahia, s/n, na Vila Santana.

  








Nenhum comentário:

Postar um comentário