“Não
quero que a vida imite a arte. Quero que a vida seja a arte.”
– Carrie Fisher – atriz, escritora e
roteirista americana
Lendo as 101 Frases Inspiradoras sobre Marketing no www.viverdeblog.com, encontrei esta, de
Carrie Fisher. Pensei que sempre quis viver assim – nada de imitações e
limitações. Nada de ‘faz de conta’, nada de sepultar sonhos.
Com o tempo, entendi que nem tudo é arte, mas que tudo
pode servir à arte. Afinal, são inúmeras as possibilidades... Na vida e na
arte. Tudo está conectado – pessoal, profissional, familiar, comercial. Pra que
se iludir?
Navegando mais um pouco, cheguei a uma nota sobre os
resultados de uma pesquisa encomendada pelo www.catracalivre.com.br, apresentada
no início de maio, dizendo que o consumidor prefere marcas que melhorem a sua
cidade, já que 62% dos consumidores estariam dispostos “a trocar a marca
habitual de seus produtos por quem promovesse melhorias na cidade, como ações
de cultura, bem-estar e lazer gratuitos.
Essa é uma das revelações da pesquisa do Ibope/Conecta,
concluída nesta semana, sobre a relação entre os consumidores, marcas e as
cidades. Foram entrevistados 1.048 internautas, todos moradores da cidade de
São Paulo, de várias faixas de idade, neste mês de abril.
O objetivo da pesquisa era mostrar a aceitação dos
internautas que vivem em São Paulo a diferentes modelos de exposição de marca,
usando o espaço urbano.
O Ibope/Conecta também aponta que 50% dos entrevistados
aceitariam em algum grau, pagar um pouco mais caro por marcas que promovem
ações de melhorias na cidade.” Interessante e verdadeiro.
Foi quando me lembrei de que outro dia entrei num táxi
que disponibilizava um carregador para celular, com inúmeros plugs, que fica
acoplado na parte traseira do banco, e é patrocinado por uma operadora de
telefonia. O taxista disse que seus clientes estão muito satisfeitos. Devido à
popularização do acesso à internet, os celulares consomem muita bateria e tem
sempre alguém doido por uma tomada! Não cheguei a mudar de operadora, mas
ganhou minha simpatia.
Logo lembrei-me da primeira frase que aparece nas 101
Frases Inspiradoras – “A melhor maneira de ter uma boa ideia é ter muitas.”, de
Linus Pauling, Prêmio Nobel de Química e da Paz. Perfeito e muito ilustrativo!
Na área da Publicidade é o conhecido e muito utilizado conceito de ‘brainstorm’
ou ‘tempestade de ideias’.
É assim que as coisas funcionam para um número cada vez
maior de pessoas. É assim que sempre funcionaram para mim. Nem todas as ideias
dão certo, mas a possibilidade de que frutifiquem, faz tudo valer a pena. O
vislumbre dos resultados positivos é motivador e energizante.
Todos utilizamos e necessitamos de produtos e serviços,
das mais variadas espécies. Identificar tais necessidades e supri-las é a busca
de todos, em todos os níveis. Alinhar tais anseios e desejos, produz harmonia e
satisfação. É o mais próximo que imagino, do modo de vida em que o maior número
de pessoas sai ganhando. Para mim, investir nisso é sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário