sexta-feira, 9 de maio de 2014

Valinhos promove Semana de Conscientização do Câncer de Mama

A Secretaria da Saúde de Valinhos promoverá entre os próximos dias 12 e 19 a Semana Municipal de Conscientização do Câncer de Mama (instituída pela Lei 3.857, de 23 de dezembro de 2004). Em parceria com o Grupo Rosa e Amor, será desenvolvida capacitação voltada aos profissionais da rede básica da saúde que atuam no atendimento às vítimas da doença. A Prefeitura também realizará exames de mamografia direcionados às servidoras municipais.
A capacitação para os profissionais de recepção, enfermeiros e técnicos de enfermagem, agentes sanitários e técnicos de Raio X será promovida em duas oportunidades, na sede do Grupo Rosa e Amor, entidade de Valinhos sem fins lucrativos que desde o ano de 2000 já acolheu cerca de 400 mulheres com câncer de mama para atendimento em diversas áreas, e também aos seus familiares, além de atuar na promoção de palestras de orientações. 
Segundo a diretora do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Rosa Massae Sasaki Silva, o objetivo da capacitação é alertar os participantes para a importância da prevenção do câncer de mama e o encaminhamento para a realização da mamografia de rastreamento, conforme protocolo. 
Exame preventivo – Dentro da programação da Semana de Conscientização do Câncer de Mama, ainda será promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, no dia 12 de maio, em Valinhos, uma ação preventiva de câncer de mama disponibilizada às servidoras municipais, com idade acima de 28 anos, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce através da realização de mamografia, capaz de mostrar lesões em fase inicial.
Para a realização do exame não será necessário pedido médico, mas as pacientes deverão contatar a Secretaria da Saúde pelo telefone 3829-5120 (ramal 5141) para o agendamento do horário de escolha, entre 7 e 19 horas.

O exame de mamografia também é disponibilizado a mulheres de toda a rede municipal de Saúde a partir dos 40 anos, por meio de solicitação médica e em parceria com o Estado, disponibilizado através do programa “Mulheres de Peito”, este voltado a mulheres de 50 a 69 anos através de demanda espontânea.





Nenhum comentário:

Postar um comentário