sexta-feira, 30 de maio de 2014

MUDANÇA DE RUMO




Um viajante tinha de percorrer a pé uma grande cadeia de montanhas. Ele não conhecia o caminho e sentia medo.
Conseguiu um mapa detalhado da região, que mostrava com clareza todas as estradas, trajetos e trilhas. Disse a si mesmo: “Esse mapa vai ser útil, mas se eu pudesse viajar acompanhado de um guia local, alguém que conhece o caminho, me sentiria mais seguro”.
Para sua sorte, o viajante encontrou um habitante da região que estava indo para o mesmo lugar e conhecia bem a rota. Os dois partiram então juntos, um do lado do outro. O viajante levava seu mapa e conferia todas as voltas e curvas que faziam. Ficou satisfeito de ver que seu companheiro seguia exatamente o itinerário marcado no mapa.
De repente, para susto do viajante, seu guia tomou um rumo diferente do que mostrava o mapa.
“Amigo, esse caminho não está no mapa e por isso tenho receio de segui-lo. Se nos perdermos, vamos acabar morrendo no meio dessas montanhas.”
Seu companheiro explicou: “Você não sabe, mas um deslizamento de terra destruiu recentemente o caminho indicado no seu mapa, que agora não está mais acessível. Não se preocupe, confie em mim mais que em seu mapa. Vou lhe mostrar outro caminho, se você me seguir”.
O viajante se recusou. “Não, não o seguirei! Como você me vem dizer para seguir uma rota que não existe no mapa? Sinto-me muito mais seguro obedecendo ao meu mapa”.
“Confie em mim amigo. Vivi nestas montanhas a vida inteira. Nasci aqui, cresci aqui. Sei onde estou indo. Você estará seguro me acompanhando”.
Mas o viajante não se convenceu. “Desculpe-me, mas se você insistir em fazer esse trajeto diferente eu vou seguir sozinho pelo meu caminho. Confio mais no meu mapa do que na sua palavra”.
O viajante e seu companheiro se separaram. O viajante partiu com o mapa na mão, enquanto o outro se guiava pela experiência. O habitante local chegou ao destino desejado. “Quanto ao viajante, ninguém sabe o que lhe aconteceu”.





Quantas vezes, no cotidiano da vida, ficamos indecisos em tomar novo caminho ou continuar naquele que estamos acostumados! Nesses momentos precisamos confiar na nossa experiência, na nossa intuição e inspiração.
Por que é tão difícil, nos deixar guiar por outra pessoa mais experiente ou que tem mais conhecimento do que nós? Talvez seja o medo de perder o controle da nossa caminhada... É difícil fazer a mudança de rumo...
É necessário que tenhamos sempre a disposição para o diálogo, para a troca de idéias. É preciso quebrar o isolamento. É hora de sair de si mesmo e olhar e aceitar as opiniões dos outros. Nem sempre somos capazes de seguir sozinhos ou de acertar constantemente.
Quando nos libertamos da responsabilidade de estar certo o tempo todo, aí, podemos aprender com os outros.
Em todos os setores da vida, e hoje mais do que nunca, precisamos nos aproximar das pessoas, criar laços de amizade, de entendimento e de comunicação.
Que sejamos pessoas acessíveis, para que os outros se sintam bem conosco. Que nossa atitude expresse a vontade de estabelecer confiança e reciprocidade.
Deus, nosso Pai, nos dá forças para o coração e a mente, e nos ajuda a escolher o caminho que devemos seguir, mesmo com os “deslizamentos de terra” que acontecem no percurso.
     












Nenhum comentário:

Postar um comentário