sexta-feira, 30 de maio de 2014

Florença, Pisa e Lucca



Cortada pelo rio Arno (1) e uma das cidades mais lindas da Itália, Florença é o berço da Renascença, e é famosa por sua arte e arquitetura. O centro histórico da cidade (2) abriga palácios, igrejas, museus e monumentos extraordinários: entre inúmeros outros, o Davi de Michelangelo, o Duomo, a Ponte Vecchio, a Galleria degli Uffizi, a igreja de Santa Croce, a Piazzale Michelangelo, de onde se tem uma vista incrível da cidade!
Além disso, é um lugar de grandes negócios, símbolo da criatividade e do gosto  italianos: há as lojas dos grande estilistas e as butiques de jovens emergentes; há também lojas de antiquários, de artesãos, e de ourivesaria que expõem seus maravilhosos produtos na própria vitrine.
Os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo Buonarroti trabalharam aqui e têm algumas de suas obras mais famosas expostas em Florença, o que, por si só, já impõe uma visita à belíssima cidade.




Pequena, mas com monumentos memoráveis, Pisa é famosa pela Praça do Duomo (também conhecida por Praça dos Milagres) (3), patrimônio mundial da UNESCO. Chega-se à praça através da Porta Nuova, nas famosas muralhas que datam do século XII e que cercam praticamente toda o centro histórico da cidade.
Nesse lugar se encontram os principais monumentos de Pisa: um harmonioso grupo de edifícios de beleza ímpar do qual fazem parte, além da famosa Torre Inclinada (construída entre 1173 e 1350), a Catedral (ou Duomo), o Camposanto e o Batistério.
Um dia vagueando por Pisa enche a vista e o coração de alegria!



       
        Uma parte da cidade de Lucca ainda fica contida dentro das impressionantes e maciças muralhas renascentistas (4). Hoje em dia, elas servem como um passeio ou parque circular de aproximadamente quatro quilômetros de extensão, por onde se anda a pé ou de bicicleta. O apelo para se visitar a cidade é o aspecto de elegância à antiga de suas ruas e praças. Na igreja de San Giovanni acontecem concertos noturnos em que a música operística do compositor Giacomo Puccini, nascido em Lucca, é executada.



        Não seria interessante se, em Valinhos, as composições populares de Adoniran Barbosa, filho dessa cidade, fossem executadas em praças públicas ou no recinto do Parque Bruno Nardini para alegrar as noites dos finais de semana dos valinhenses?






Nenhum comentário:

Postar um comentário