sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A visão das notícias


“O novo endereço da notícia em Valinhos”

Quando a comunicação da mudança de endereço de um jornal usa este texto, é o caso de se perguntar desde quando notícias, em Valinhos ou em qualquer outro lugar do mundo, aquém ou além dessa nossa pequena paróquia, teve endereço antigo, fixo, velho, novo ou marcado?
É preciso não compreender o aspecto dinâmico, mutável, efêmero e de domínio público da notícia jornalística, para se afirmar isso (e por escrito!).
A notícia não tem endereço.
A notícia acontece!
Em todo lugar, a qualquer hora, acontece e acontece!
A notícia repercutida por órgãos de comunicação, sejam eles da imprensa escrita (jornais, revistas) ou falada (como a radiofônica ou a televisiva), estimula a capacidade de pensar, refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar, inferir conclusões, generalizar, buscar e processar informações produzir conhecimentos, descobrir, pesquisar, etc., tanto de quem a elabora como de quem a lê... Ou assim deveria.
A notícia não se limita a informações ou conhecimentos retransmitir exatamente como obtidos em press releases, repetidos sem reflexão, avaliações ou interpretação crítica.
A primeira visão de notícias locais e regionais (em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Itatiba) circula em NOTÍCIAS, que sejam elas de cunho político, empresaria, religioso ou social.
Em NOTÍCIAS também  se encontram notícias de natureza cultural e de lazer que acontecem em São Paulo, ao alcance de quem se interessar por programas culturais de nível internacional a apenas uma hora de distância daqui. As notícias continuam circulando, sem endereço ou tempo determinado para acontecer.
E NOTÍCIAS  tem delas, uma visão sempre original e singular, nunca a segunda ou terceira.




Desagradável foi a Folha Notícias de Itatiba, ter publicado em sua edição do último sábado, na coluna Deixa Saudades, a referência sobre a morte de Carlos Bissoto médico urulogista e pondo como ilustração a foto do ex-prefeito Bissoto que está vivendo em plena saúde. 

 
Tom Santos
Editor




 Edição n.º 958 - Página 02



Nenhum comentário:

Postar um comentário