sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LEITURA AO ALCANCE DE TODOS

“Ao contar histórias, oferecemos às crianças um arsenal de vivências e de personagens para brincar de viver. São como tapumes com os quais construirão casas, cidades e avenidas onde morar e por onde transitar. O mais decisivo, porém, durante esses anos, talvez nem sejam esses tapumes, mas a argamassa com a qual eles se sustentarão” (Artigo: A paternidade e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura – do livro Os dias e os livros, Editora Pulo do Gato, 2012.)



A leitura é um hábito muito importante, e é necessário transmitirmos isso para as nossas crianças, desde muito cedo.
Através da leitura ampliamos nosso vocabulário e conseguimos nos expressar melhor em qualquer situação.
Meus pais sempre nos incentivaram a ler, tínhamos estantes lotadas de livros pela casa.. era um paraíso! E se isso não bastasse, existia um “Círculo do livro”, que funcionava como esses produtos vendidos de porta em porta através de revistinhas.
Mamãe todo mês permitia que eu e minha irmã escolhêssemos um livro novo. E foi assim que  crescemos, entre brinquedos e livros!
É certo que muitas pessoas não conseguem ter uma reserva financeira pra poder adquirir vários títulos, mas há a facilidade de retirar em bibliotecas públicas, que em muitas cidades possuem um acervo atualizado.
Também existem fundações que se ocupam  com a distribuição e incentivo à leitura para as crianças, como é o caso da Fundação Educar DPaschoal, e a Fundação Itaú Social. No caso da Fundação Educar, o professor pode entrar no site e solicitar o título que deseja trabalhar. Basta informar a quantidade de livros necessária e depois ir retirar na DPaschoal que preferir. A fundação solicita que o projeto desenvolvido seja registrado por fotografias e enviados a eles. Além disso , em todas as lojas da franquia existem prateleiras com vários títulos disponíveis e não é necessário comprar nenhum serviço para poder pegar um ou mais títulos. Também são gratuitos os livros da Fundação Itaú Social. Para adquirí-los basta solicitar via site e eles enviam para a residência, sem nenhum ônus para o solicitante.
O interesse pela leitura precoce, irá ajudar no interesse por aprender a ler e escrever, além de ajudar no desenvolvimento do imaginário infantil.
São pequenos exemplos que podemos dar aos nossos filhos, para ajudá-los a trilhar um caminho onde serão capazes de sonhar mais, planejar mais... 
Quem quiser saber mais acesse:
http://www.fundacaoitausocial.org.br
http://www.educardpaschoal.org.br























Edição n.º 958 - Página 05




Nenhum comentário:

Postar um comentário