sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ALGUÉM ESTÁ PASSANDO UMA RASTEIRA?






Muitas pessoas subestimam a inteligência dos outros porque se acham muito espertas.
Cada um de nós possui seus talentos, qualidades e também algumas características não tão positivas. A descoberta sempre constante de quem nós somos, e a descoberta das habilidades das pessoas que nos rodeiam, facilitam a harmonia e a boa convivência.
É de um autor desconhecido a pequena estória que nos ajuda a refletir sobre ‘essa esperteza’: “Certa manhã ensolarada de domingo, numa cidade do interior, eu passeava pela pracinha daquela localidade, quando vi um matuto vendendo laranjas. Aproximei-me e vi que eram laranjas de sabor doce e me animei a comprar uma dúzia delas. Enquanto o homem colocava as laranjas dentro de um saco de papel, eu, me julgando um cara esperto, falei:’Olha, não deixe de colocar a do gato. Meu gato lá em casa fica miando toda vez que não levo laranja para ele. Sardinha ele não gosta não, mas laranja...
O homem, sem dizer uma palavra, colocou a outra laranja no saco e me entregou. Animado pela atitude obediente do matuto, decidi pedir mais uma dúzia. Enquanto ele preparava o saco de papel para colocar as laranjas, entrei novamente com aquela: “Olha, nesta dúzia também não esqueça a do gato”. O homem continuou colocando as laranjas, sem dizer coisa alguma. Para quebrar um pouco o gelo daquele silêncio pesado que estava no ar, emendei: “Sabe, companheiro, esse gato que eu tenho lá em casa está me incomodando muito. Toda vez é isso aí. Eu chego em casa e ele fica miando, miando, miando... Sabe, o bichano não está me servindo mais. Acho que vou acabar me desfazendo desse gato”.
Foi quando o matuto, quebrando o silêncio, repentinamente, me retrucou: “Desfaz dele não, seu moço! Esse gato está sendo muito útil pro senhor”.

Quantas vezes as pessoas se vangloriam de ‘ser espertas’, ou como se diz de ‘passar a perna em alguém’. Mas... Que grande engano! As outras pessoas podem ser mais espertas ainda... Mesmo no silêncio!...
O respeito mútuo, o reconhecimento dos dons e talentos recíprocos, a valorização das atitudes e decisões tomadas pelos outros diante da própria vida, só engrandecem e aprofundam a amizade e o entendimento entre as pessoas.
E Deus, nosso Pai, nos ilumina no esforço para nos conhecer melhor e para aceitar cada pessoa como é. Cada vez que descobrimos algo bom em nós ou nas pessoas, nascemos novamente. São novas etapas que surgem e transformações que se concretizam.
A cada dia podemos ser pessoas melhores. Mais conscientes, mais responsáveis, mais felizes...
A cada dia podemos conviver com mais harmonia, com mais respeito pelos demais, com mais alegria, com mais sensibilidade ao que nos circunda.













Edição n.º 958 - Página 03





Nenhum comentário:

Postar um comentário