sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FIDELIZAÇÃO É PARCERIA


“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” – Peter Drucker


Na edição nº 958 de Notícias, publicada na semana passada, trouxe os destaques do 1º dia do Brasil’s Customer Festival, realizado no Hotel Unique, em São Paulo. O tema “It’s All About the Customer”, verdadeiramente foi o fio condutor das apresentações e das mesas redondas.
Ricardo Gazeta (Multiplus) foi o mediador do 2º dia do evento, que começou com Marcelo Epstejn (UOL S/A), falando sobre o desafio de transformar dados em ações rentáveis. Tendo o conteúdo como core business (núcleo do negócio) da UOL, é através da identificação dos interesses do usuário, que se torna possível indicar o conteúdo recomendado, de forma personalizada, sempre respeitando a política de privacidade.
Mauro Segura (IBM) trouxe dados do Estudo Global de Executivos 2013, feito pela IBM, mostrando como os líderes das empresas se preparam para o desafio do cliente individual e digital. Afinal, não é mais o digital que complementa o físico – e esta inversão muda formas de decisão e prioridades. A análise preditiva ganha corpo e, a despeito de tantas mudanças, “é o varejo que tangibiliza tudo isso.”
Graciela Tanaka (Netshoes) apresentou como o maior e-commerce especializado do mundo oferece a melhor experiência aos seus clientes: conhecendo muito bem cada produto e cada cliente, através de ferramentas tecnológicas que sinalizam gostos, características e preferências. Desta forma é possível disponibilizar outras ferramentas que minimizam o receio de efetuar a compra ‘sem ter o produto em mãos’. Como bem lembrou, o atrativo do serviço e do varejo vai muito além do preço.
Alexandre Moshe (Multiplus) mostrou como os programas de fidelização podem influenciar o comportamento de consumo. Ao trabalhar com o modelo de Coalizão, há um intercâmbio de benefícios entre programas de diferentes empresas. Além de diminuir o custo das ações, o consumidor acumula vantagens e resgata recompensas muito mais rapidamente. Como a experiência de acúmulo/resgate de pontos ainda não é vista como positiva pelo consumidor, quanto mais rápido e fácil o processo, melhor.
Sebastian Perez (Comarch) mostrou como a “internet das coisas”” aumenta o engajamento com o consumidor, em um cenário digital. Gideon Gartner define que “Internet das coisas é a rede de objetos físicos que contêm tecnologia incorporada para se comunicar e sentir ou interagir com os seus estados internos ou no ambiente externo.”
Isaac C. da Cruz (Petrobrás Distribuidora S/A) reforçou, em sua apresentação, a importância e relevância da simplicidade e do respeito às diferenças regionais – Cultura, Esportes, Eventos, Compras – motivos pelos quais o que dá certo para um, não dá certo para outro. Dados e pesquisas possibilitam ‘ouvir’ e respeitar o consumidor.
“O Market Place, que já representa 20% das vendas no Brasil, está para o mundo on line assim como o shopping center está para o mundo off line.” – explicou Leandro Soares (MercadoLivre). A possibilidade de vendas com baixo investimento, com forma de pagamento eficaz, numa plataforma com cerca de 20 milhões de produtos ativos, traz segurança e muitas vantagens para todas as partes envolvidas nos negócios gerados no Mercado Livre.
Hélio Muniz (McDonald’s Brasil) mostrou, através do case “Favoritos da Copa”, como foi possível engajar 20 milhões de pessoas em 4 horas.
Participar de mais este evento foi um privilégio. Procurei, nestas duas matérias, transmitir aos leitores do Notícias um breve resumo de tão ricas apresentações. Concluo que há muito a ser aprendido e desenvolvido. Há muito a ser feito. E que as ações podem ser ousadas e grandiosas. Ou podem ser simples e modestas. Importa é que sejam ações pautadas na ética, no respeito à individualidade, no crescimento sustentável e na qualidade da prestação de serviços e desenvolvimento de produtos, em todos os setores da cadeia produtiva. E que sejam sempre experiências únicas e enriquecedoras, para todos.

























Edição n.º 959 - página 07


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