sexta-feira, 24 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA

Mutirão de Mastologia e palestra somam-se  a ações de prevenção do Câncer de Mama




Várias ações estão agendadas em Valinhos dentro movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de mama, o “Outubro Rosa”. Uma delas é a 2ª edição do Mutirão de Mastologia do Grupo “Rosa e Amor”, que também vai inaugurar dois novos espaços na sede da associação, neste sábado (25).
O Mutirão será promovido pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), na qual está filiado o “Rosa e Amor”. A atividade ocorrerá a partir das 8 horas da manhã, na própria sede do Rosa e Amor, que fica na Avenida Joaquim Alves Correia, 3.855, no bairro Residencial São Luiz.
Segundo a presidente da associação, Márcia Camargo Franzese, a ação contará com cinco médicos mastologistas voluntários do IMAMA (Instituto da Mama) de Campinas. A Prefeitura de Valinhos colabora com as ações, divulgando em sua rede de contatos e por meio de suas mídias oficiais (Imprensa Oficial e páginas no Facebook e Twitter). 

Palestra
Já a Secretaria Municipal da Saúde, dentro da programação especial do “Outubro Rosa”, promoverá na próxima quinta-feira (30)  palestra sobre prevenção do Câncer de Mama na Sala "Ivan Fleury Meirelles", no Paço Municipal. A atividade será presidida pela enfermeira Raquel Cristina Lana, que abordará a importância da detecção precoce, através do autoexame das mamas e a visita periódica ao profissional de saúde para a realização de exames clínicos e complementares, como a mamografia, que detecta a enfermidade em estágio inicial.
Durante todo o mês de outubro, foram realizados atendimentos especiais focados na prevenção da doença, nas UBS (Unidade Básica de Saúde), além da Ação Entre Amigos intitulada ‘Qualidade de Vida’, que chegou a atingir um público de mais de 250 pessoas, principalmente mulheres.
De acordo com a secretária da Saúde, Rita Longo, trata-se de ação muito importante, pois através do lúdico, conseguimos transmitir os conceitos da prevenção e da promoção à saúde, no que se refere ao câncer de mama.
Rita destaca ainda que "o Brasil registra alta taxa de mortalidade de mulheres e que a detecção precoce é, sem dúvida, a melhor forma de facilitarmos o tratamento e alcançarmos a cura. Estima-se que em 2014 teremos mais de 57.000 novos casos e em 2011 tivemos 13.345 mortes, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer".







 Edição n.ª 958 - Página 04



Nenhum comentário:

Postar um comentário