sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween... Será que essa moda pega?



Segundo o Site SuaPesquisa.com, esta data comemorativa surgiu, há mais de 2500 anos, entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados e abóboras enfeitadas, entre outros. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. 


Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
No Brasil a comemoração do Halloween é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão, nos seriados e filmes, principalmente da Disney.  Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois comemoram esta data com seus alunos como  uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.


Para as crianças, é mais uma oportunidade de bagunça! Se fantasiam de maneira assustadora e brincam em locais apropriados. Não há aqui nada parecido com a tradição norte-americana, onde as crianças saem batendo de porta em porta arrecadando “gostosuras”pra quem não colaborar, travessuras (como jogar papel higiênico nos jardins das casas).
A resistência do brasileiro a incorporar essa comemoração baseia-se no argumento que temos um folclore belíssimo e este sim deveria ser valorizado. Nesse intuito, em 2005 foi criado pelo governo brasileiro , o DIA DO SACI, comemorado em 31 de outubro.


Ainda há também a grande resistência dos setores religiosos, que argumentam que os símbolos do Halloween, de origem pagã, não correspondem aos princípios e valores cristãos além de serem imagens negativas e contrárias à prática do bem.
Não acredito que seja uma prática nociva aos bons costumes, nem mesmo anti-cristã! As crianças se divertem de maneira saudável (a não ser pelo excesso de doces), além de ser mais uma injeção ao comércio sazonal, movimentando o mercado de fantasias e festas. E você? O que pensa sobre isso?
Não sejamos tão sisudo! Vamos apenas nos divertir....
Feliz Halloween!!!!
Feliz Dia das Bruxas!!!!
Feliz Dia do Saci!!!!

 








Edição n.º 959 - página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário