sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CONSUMIDOR CONECTADO, EMPRESAS ENGAJADAS – MAIS SIMPLES DO QUE PARECE!





O 4º ano do Brasil’s Customer Festival refletiu a evolução do relacionamento do consumidor com as marcas, tão intensificada nos últimos anos. O Hotel Unique, em São Paulo, sediou, nos dias 20 e 21 de outubro, este evento que provocou reflexões, conversas e suscitou novas ideias sobre o tema “It’s All About the Customer”.
A abertura, apresentação dos palestrantes, condução e moderação dos trabalhos do primeiro dia, foram feitas por André Singer (Terrapinn), Fábio Santoro (Dotz) e Marcia Ogawa Matsubayashi (Deloitte). As apresentações duraram cerca de vinte minutos cada, nas categorias Loyalty World, Big Data, CRM World e Total Payments. Foram dinâmicas e produtivas.
As mesas redondas, com duração aproximada de quarenta minutos, possibilitaram intensa troca de experiências, entre profissionais de diferentes setores e empresas.
Foi unânime a opinião sobre a necessidade de união de esforços, dentre os vários setores das empresas. É preciso cruzar e analisar os dados das inúmeras plataformas, para que se convertam em estratégia eficaz, centrada no consumidor.
Guilherme Ribenboim (Twitter Brasil), mostrou o crescimento vertiginoso do uso da rede social Twitter nos últimos anos e quão produtiva é a sua interação com a TV, já que 69% dos twitteiros posta enquanto assiste TV – “Conecta aos momentos, unindo a TV ao digital.”
Caroline Papadatos (Loyalty One), destacou que o varejo é uma experiência omnichannel. Porque é preciso criar experiência em vários canais, dos tradicionais aos digitais. Afinal, é o consumidor quem define o valor. Mais do que nunca, é ele quem detém o poder. Quanto às marcas, o uso de mais ferramentas, amplia as possibilidades de incentivos, o que amplia a tangibilidade das vantagens proporcionadas pelos programas de fidelidade. Por consequência, a relevância das ações gera valor para a empresa.
Leonardo Tristão (Facebook Brasil) trouxe números impressionantes, que mostram que o comportamento do consumidor nunca foi tão evidente – são mais de 350 milhões de fotos postadas e 4 bilhões de “likes” por dia no Facebook. A análise de dados permite perceber o que o consumidor sinaliza, mas lembra que é sempre preciso tomar cuidado, para preservar a privacidade.
Hoje os programas de fidelidade precisam ir além da “troca de pontos”. Precisam proporcionar experiências surpreendentes! Com a maior adesão aos programas, aumenta, na mesma proporção, a expectativa de agilidade, simplicidade, relevância e comodidade – ressaltou Anete Schonenberg Bekin (Incentiva Marketing).
Camila Crispiniano (Telefonica), falou sobre a oferta de serviço inovador, por meio de canais tradicionais. Afinal, “as pessoas não mudaram. O jeito de interagir é que mudou.”
O crescente e intenso uso de smartphones, possibilita explorar a geolocalização, gerando ofertas cada vez mais ajustadas à demanda – reforçou Tomás Penido (Groupon Brasil).
Elizabeth Almeida (Coca-Cola) reforçou a importância da integração dos canais de contato (cartas/ telefone/ redes sociais e e-mail), para melhor atender o consumidor – informado, exigente, imediatista, consciente, crítico, globalizado e pró-ativo.
Ken Segall, autor de Insanely Simple, finalizou os trabalhos do 1º dia, mostrando como a simplicidade pode ser o melhor caminho para o sucesso.
Simples? Sim.
Fácil? Nunca.














Edição n.º 958 - Pàgina 07


Nenhum comentário:

Postar um comentário