sexta-feira, 5 de maio de 2017

7 de maio – Dia do Oftalmologista







Hoje se comemora do dia do oftalmologista, profissional médico que se dedica ao tratamento das doenças oculares. A data foi oficializada no calendário nacional a partir de 1986.
Para se tornar oftalmologista são necessários 6 anos de faculdade de medicina e pelo menos mais 3 anos de residência médica ou especialização voltada exclusivamente para a área ocular.


Em 2014 o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizou um censo para avaliar a quantidade de oftalmologistas em atuação no país. O resultado: temos um oftalmologista para cada 12.261 habitantes, sendo um total de 16.395 oftalmologistas para uma população de 201.032.714 habitantes. Apesar de haver discrepâncias entre as regiões do país, de forma geral, o número de oftalmologistas está acima do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza para países desenvolvidos (1 oftalmologista para 17.000 habitantes).
A data nos lembra da importância em se realizar avaliações periódicas com o profissional que se dedica à saúde ocular. Preconiza-se no mínimo uma visita anual. As visitas devem se iniciar desde a infância, prevenindo-se e tratando-se doenças como o estrabismo e a ambliopia.



Não é só de receitar óculos que vive o oftalmologista. Na consulta de rotina são realizados alguns exames muito importantes como a tonometria (medida da pressão intraocular) a biomicroscopia e o mapeamento de retina. Esses exames possibilitam diagnosticar alguns doenças como o glaucoma a degeneração macular relacionada à idade e a catarata, doenças que levam milhões de pessoas à cegueira.
A catarata é a causa de cegueira reversível mais comum no mundo. Infelizmente muitos indivíduos evoluem para a cegueira por não conseguir acesso à um serviço oftalmológico. O tratamento é consagrado e muito seguro, consistindo em uma ciriurgia para remoção do cristalino opacificado (a catarata) e o implante de uma lente intra-ocular.







Edição n.º 1008

Página 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário